• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

O prefeito Rafael Greca (PMN) deve sepultar o projeto de seu antecessor, Gustavo Fruet (PDT), que havia iniciado o processo para transformar em estacionamento o espaço o Viaduto do Capanema. A intenção da atual administração é implantar no local um Restaurante Popular – que serve refeições a R$ 2. Segundo a prefeitura, a unidade terá capacidade de atender mil pessoas por dia, mas ainda não há previsão para a inauguração.

O imóvel já sediou o primeiro Restaurante Popular de Curitiba, inaugurado em novembro de 1993, exatamente durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca. O espaço foi fechado em 2000 e, posteriormente, chegou a manter o arquivo-morto da Urbs. Hoje, a capital mantém quatro unidades do Restaurante Popular.

Para implantar o restaurante, no entanto, o prefeito terá que revogar o decreto municipal 81/2016, assinado em janeiro do ano passado por Fruet – e que transforma a área sob o Viaduto do Capanema em espaço de utilização comercial. Por meio de sua assessoria de imprensa, a prefeitura informou que o Greca vai revogar o decreto.

Além disso, a prefeitura terá que rever outra decisão de Fruet. O ex-prefeito chegou a iniciar um processo de concorrência pública, para destinar o espaço a uso da iniciativa privada, que instalaria um estacionamento no local. A Urbanização Curitiba S/A – responsável pela área – informou que a licitação não chegou a ser concluída e que aguarda um posicionamento da prefeitura e que vai respeitar o interesse público.

Nesta segunda-feira (30), a prefeitura publicou em seu site uma matéria em que relata que o espaço terá que passar por uma ampla reforma. O projeto executivo da obra já está sendo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O espaço – de 385 metros quadrados – será equipado e mantido pela Secretaria Municipal do Abastecimento, que, segundo a nota, atenderá prioritariamente população em situação de vulnerabilidade.

“Ainda não há uma data para a inauguração, mas todo o projeto do restaurante (incluindo o elétrico e o hidráulico) deve estar finalizado até o fim de março”, disse o secretário de Abastecimento, Luiz Gusi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]