• Carregando...

Moradores de rua e famílias carentes de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, receberam uma ajuda especial neste inverno. Dois grupos da cidade aderiram ao projeto internacional The Street Store, uma campanha de doação de roupas que acontece nas ruas. As peças ficam expostas como em uma loja, e as pessoas podem escolher as doações que querem levar. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, há 212 pessoas em situação de rua cadastradas na cidade – mas o dado inclui apenas as que buscam os serviços de apoio da prefeitura.

O primeiro evento desse projeto em Ponta Grossa aconteceu no último domingo (28), em uma concha acústica no centro da cidade, organizada pela Geração 148, grupo de jovens ligado à igreja adventista. Segundo uma das idealizadoras, Kawana Ribeiro, o grupo já tinha um projeto de arrecadação de roupas desde o início do mês, e com a coleta de 2 mil peças, surgiu a dúvida sobre como distribuir todas as doações.

“Vi no Facebook o vídeo sobre o projeto The Street Store, que tinha como fazer em qualquer pais, e a gente se inscreveu”, conta. A iniciativa contou com a ajuda de 50 jovens e atendeu cerca de 200 pessoas, com a colaboração de uma instituição que atende moradores de rua. “Nós percebemos que os moradores de rua ficaram muito emocionados, pois nunca haviam tido a oportunidade de ‘comprar’. Dar a oportunidade de escolher a roupa que queriam e ter contato com eles foi muito legal”, conta Kawana.

O próximo The Street Store em Ponta Grossa, liderado por outro grupo, está marcado para o sábado (04), às 9 horas, e para o dia 11 de julho, na praça Barão de Guaraúna. As doações, que podem ser roupas, acessórios, calçados e cobertores, por exemplo, estão sendo recolhidas em dois endereços: no Sindicato da Saúde, localizado na rua Balduíno Taques, 480, 3. º andar, ou na rua Doutor Colares, nº 750. Quem quiser ajudar também pode levar doações no sábado.

Segundo a organizadora do evento, Daniele Nabozny, até agora foram arrecadadas aproximadamente 1,5 mil peças. Ela explica que a maior parte das roupas são femininas, mas que esse não é o perfil dos moradores de rua na cidade. O objetivo é estender as doações a famílias carentes. “Não é só morador de rua, estamos entrando em contato com outras famílias para participar, fizemos um informativo. Assim como nas outras cidades, esperamos que aqui dê certo”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]