Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

de sábado para domingo

Horário de verão: é para atrasar ou adiantar o relógio?

Quando começa, quando termina, o que fazer para se adaptar? Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo horário

  • Da Redação
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Daniel Castellano/Gazeta do Povo
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

O horário de verão 2016/2017 começa na madrugada de sábado (15) para domingo (16). Sempre que é preciso mexer no relógio, surge a dúvida do que fazer: adiantar ou atrasar o relógio. À zero hora de domingo – ou meia-noite de sábado como alguns preferem chamar – será preciso adiantar o relógio em uma hora.

Também sempre surgem aqueles “debates” entre os que amam e os que odeiam o novo horário. Algumas pessoas têm dificuldades na adaptação, mas especialistas dizem que, seguindo algumas dicas, é possível minimizar esses efeitos.

Pra onde vale a mudança?

A mudança deverá ser feita por moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Além do Distrito Federal, abrange os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

O principal objetivo do horário de verão é melhorar o aproveitamento da luz natural em relação à artificial e reduzir a concentração de consumo de energia elétrica no horário entre 18 horas e 21 horas.

O fim do horário de verão está marcado para 19 de fevereiro de 2017. Nesta data deve-se atrasar o relógio em uma hora.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida e Cidadania

PUBLICIDADE