• Carregando...
Comitê Olímpico teria exigido que leitos fiquem  vagos como garantia caso haja alguma intercorrência. | Foto: Roberto Castro/ME/Brasil2016/ME
Comitê Olímpico teria exigido que leitos fiquem vagos como garantia caso haja alguma intercorrência.| Foto: Foto: Roberto Castro/ME/Brasil2016/ME

As cirurgias eletivas que seriam realizadas no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, estão suspensas a partir deste sábado (25) até a próxima quinta-feira (30) por causa da passagem da tocha olímpica pela cidade. Segundo a assessoria do hospital, a determinação foi dada pelo Comitê Olímpico que exige que os leitos da cidade estejam desocupados para caso aconteça algum acidente com os participantes do evento esportivo.

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck é o único em Foz do Iguaçu que faz atendimento de emergência e urgência para trauma e, por isso, foi escolhido para compor o Plano de Contingência do Comitê Olímpico. De acordo com a assessoria do hospital, esse plano prevê que leitos da cidade estejam desocupados para atender qualquer incidente que aconteça com algum membro do Comitê Olímpico durante a passagem da tocha pela cidade.

Como o hospital faz muitos atendimentos de urgência e emergência e está constantemente com todos os leitos ocupados, a assessoria informou que teve que suspender as cirurgias que estavam agendadas para garantir quartos vazios durante a passagem do Comitê Olímpico. A chama olímpica só chega na cidade na quinta-feira (30), mas o hospital preferiu paralisar as cirurgias eletivas desde hoje para garantir os leitos desocupados no dia evento.

Segundo nota enviada à imprensa pela assessoria do hospital, as cirurgias em situação de emergência (quando o paciente corre risco de morte) e urgência (quando o paciente apresenta um quadro grave e exige intervenção médica de imediato) serão realizadas sem interferência.

A assessoria também informou que, por se tratarem de cirurgias eletivas, os pacientes não serão prejudicados. “Cirurgias eletivas são aquelas em que se consegue escolher a melhor data para se realizar os procedimentos cirúrgicos, depois de realizados diversos exames, a fim de se obter as melhores condições de saúde do paciente”, diz a nota.

Ainda de acordo com a assessoria, os procedimentos cirúrgicos já foram reprogramados para o dia 1.º de julho. Avisos foram colocados no hospital informando aos pacientes da suspensão temporária das cirurgias eletivas.

Visita

A chama olímpica percorrerá 22 cidades paranaenses e pernoitará em seis delas. A tocha chega ao Paraná na próxima terça-feira (28) com a primeira parada em Londrina, onde passa a noite. Em Foz do Iguaçu, a passagem acontecerá na quinta-feira (30) e percorrerá os principais atrativos turísticos da cidade, como o Parque Nacional do Iguaçu, a Itaipu Binacional e o Templo Budista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]