• Carregando...
Policiais e agentes do IAP flagram desmatamento no Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos. | Daniel Meneghetti/AEN
Policiais e agentes do IAP flagram desmatamento no Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos.| Foto: Daniel Meneghetti/AEN

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) flagraram neste fim de semana uma área de invasão com desmatamentos irregulares localizada no Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, no litoral do estado. Na área, de quase dois hectares, quatro pessoas foram qualificadas e notificadas. Os terrenos foram medidos e as devidas notificações lavradas.

GALERIA: confira as imagens da operação

Os fiscais do IAP e os integrantes da Polícia Militar Ambiental já haviam visitado a região na semana passada, quando identificaram sete pessoas. “Temos que repetir a operação várias vezes, tendo em vista que nem sempre encontramos os donos das áreas. Continuaremos a ação até que todos os responsáveis sejam identificados e o intermediador da venda destes lotes seja localizado e responsabilizado conforme a lei”, afirmou o subtenente Nelson Hercílio Mansani, que coordenou a ação pelo BPMA.

Domingo de Carnaval tem quatro mortes nas rodovias estaduais do PR

Leia a matéria completa

O IAP é responsável pela notificação e multa e o BPMA, pela parte criminal. “Depois de qualificadas, as pessoas que estão promovendo o crime ambiental são autuadas administrativamente com base na Lei de Crimes Ambientais”, explicou Doraci Ramos de Oliveira, coordenador do IAP no litoral durante o “Verão Paraná 2015/2016”.

“Há aqui uma ocupação irregular e corte da vegetação nativa para construção de casas nos lotes. Com certeza existe uma pessoa que ludibriou pessoas com problemas de habitação, e vendeu os lotes de forma ilegal”, acrescentou o subtenente Mansani. “Essa pessoa responderá administrativa e criminalmente”.

As pessoas responsáveis pela ocupação irregular e desmatamento ilegal deverão revitalizar a área desmatada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]