• Carregando...
Trégua na colheita é para que o pinhão tenha o tempo correto de amadurecimento. | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Trégua na colheita é para que o pinhão tenha o tempo correto de amadurecimento.| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Por questões de saúde pública e preservação ambiental, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) alteraram a data de início da colheita, transporte e comercialização do pinhão no Paraná para o dia 1.° de abril a partir deste ano. Em 2014, o início foi 15 de abril. Como em anos anteriores, a atividade poderá se estender até o fim do inverno. Embora amplie o período de colheita com a nova data, a Secretaria de Meio Ambiente estabelece normas para a escolha do fruto que poderá ser retirado da árvore e comercializado, o que não ocorria antes.

Internautas reclamam de derrubada de Araucária

A derrubada de uma araucária na manhã desta segunda-feira (30) na Rua Alferes Angelo Sampaio no bairro Batel, em Curitiba, gerou polêmicas nas redes sociais e fez a prefeitura da capital explicar os motivos da derrubada pelo Facebook. O abate ocorreu com autorização do poder público, por causa do comprometimento da árvore que, segundo a prefeitura, oferecia riscos à população.

Em nota na página do Facebook, a prefeitura disse que os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente “analisaram a situação da araucária com muito cuidado e perceberam que a base do tronco estava comprometida internamente. Além disso, a árvore já estava se inclinando, pronta para cair sobre a rua”.

De acordo com a secretaria, o pedido para a derrubada partiu de um laboratório na frente do qual ficava o pinheiro. O mesmo estabelecimento terá que plantar quatro mudas da araucária para compensar o abate da árvore antiga.

O professor Flávio Zanette, da UFPR, confirma que quando uma árvore dessas oferece riscos às pessoas ela pode ser derrubada. Ele fala que uma das situações em que a árvore pode oferecer risco ocorre quando fica envelhecida. “Ela fica com poucos ramos e eles com as pontas voltadas para cima”, diz o professor, sobre os sinais que indicam que a árvore pode estar comprometida pela idade.

“É um avanço para a qualidade [essa mudança]”, opina o professor Flávio Zanette, do departamento de Agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele diz que participou, tanto no Paraná quanto em Santa Catarina, dessa alteração, que tenta garantir a preservação da espécie e evitar a comercialização de pinhões que possam causar danos à saúde.

De acordo com a resolução 018/2014, da Secretaria de Meio Ambiente, que começou a valer neste ano, “somente poderão ser colhidos pinhões de pinhas (...) com coloração verde-amarelada ou marrom”. Pinhas verdes – que estejam com “coloração esbranquiçada e alto teor de umidade”, não podem ser colhidas.

Zanette explica que os pinhões com cor branca ainda não estão em total maturação e podem conter fungos ou outros tipos de micro-organismos. Ele explica que o período de maturação da pinha começa na metade de março. Porém, como são muitas espécies de pinheiros, algumas ficam prontas para o consumo somente em junho.

Corte

Uma portaria do IAP (n° 046/2015) também proíbe o abate de pinheiros nativos adultos portadores de pinhas nos meses de abril, maio e junho, que é o período de amadurecimento do fruto. Isso ocorre para garantir a preservação das espécies da árvore, que está ameaçada de extinção. Somente são permitidas as derrubadas de araucárias que ofereçam algum risco pessoal ou material, ou por alguma razão de interesse social ou utilidade pública.

Quem for flagrado infringindo essas normas poderá responder processo administrativo e criminal, além de pagar multa de R$ 300 a cada 60 quilos da semente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]