• Carregando...
Alunos de Mecânica no curso do Senai em Ponta Grossa | Arquivo/Gazeta do Povo/Josué Teixeira
Alunos de Mecânica no curso do Senai em Ponta Grossa| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo/Josué Teixeira

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com mais de quatro mil vagas abertas no estado do Paraná. São cursos técnicos voltados para quem está cursando ou já terminou o ensino médio. As inscrições vão até a próxima sexta-feira (10), às 12 horas.

Confira gráfico interativo com a relação completa das vagas

São oportunidades em 34 cidades do estado, em áreas como Metalurgia, Design de Móveis, Segurança do Trabalho, Vestuário, Edificações, entre outras. A oferta foi dividida conforme a demanda por empregos de cada região, após levantamento feito com os empresários ligados à Federação da Indústria do Paraná (Fiep), segundo a coordenadora de educação profissional do Senai de Ponta Grossa, Thaiane Domingues.

Senac tem quase mil vagas no estado

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está com 909 vagas em 31 cursos técnicos no estado do Paraná. Destes, 14 contam com vagas gratuitas. O início das turmas é ao longo do segundo semestre, entre o mês de julho e de novembro.

Em Curitiba, há vagas em Técnico de Enfermagem (manhã e tarde) e Radiologia, com vagas gratuitas. Há ainda os cursos de Técnico em Produção de Moda, Podologia, Segurança do Trabalho, Design de Interiores, Recursos Humanos e Guia de Turismo.

Há outros sete cursos na unidade de Pato Branco, quatro na de Londrina, três na de Cascavel e três na de Paranavaí. Campo Mourão, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Marechal Cândido Rondon e Toledo também participam, com um curso técnico cada.

A lista completa pode ser acessada em www.pr.senac.br/cursos/cursos_tecnicos.asp.

Nos Campos Gerais, conta Thaiane, há vagas “sobrando” nas área de Mecânica, Eletrotécnica, Eletromecânica e Automação Industrial. Isso porque as plantas industriais passam por um processo de automação, e não há profissionais qualificados para atuar na manutenção e utilização dos equipamentos.

As cursos são pagos. Muitos alunos, porém, são contratados ainda durante a qualificação, como auxiliares. Portanto, o curso acaba “se pagando”, conforme argumenta a coordenadora do Senai. Além disso, um salário inicial na indústria é de 33% a 50% maior do que o piso mínimo regional, que muitas vezes é a remuneração de quem completa o ensino médio, segundo Thaiane.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Senai, e as provas são feitas pela internet. Quem deixar para o último dia deve dirigir-se à unidade do Senai na qual fez a inscrição para agendar a prova eletrônica, que será realizada no mesmo dia. As aulas começam em 21 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo site do Senai.

Alternativas

Para quem mora em Curitiba, há outras alternativas para ingressar em um curso técnico ainda no 2.º semestre. O TECPUC, centro de educação profissional do Grupo Marista, está com mil vagas abertas, com inscrições até o dia 24 de julho.

Não são cursos necessariamente voltados para o trabalho na indústria. A maior parte das opções têm duração de 18 meses. É o caso de Contabilidade, Eventos, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos, Publicidade e Secretariado, entre outros.

Mecânica e Mecatrônica têm duração de dois anos cada; já o de Instrumentação Cirúrgica dura 12 meses. Onze cursos estão com descontos nas mensalidades que variam entre 10% e 20%.

O Centro Tecnológico Positivo está com 390 vagas abertas em 22 modalidades do tipo tecnólogo, de ensino superior. Todas no câmpus Ecoville. Há opções como Design de Interiores, Estética e Cosmética, Eventos, Fotografia e Marketing. As inscrições estão abertas até 27 de julho, e as últimas provas agendadas ocorrem no dia 29.

As inscrições do técnico na Escola de Profissões da Opet (Opetwork) vão até dia oito de agosto. São 100 vagas por turno (manhã e noite) em cada um dos cursos, de Mecatrônica, Informática e Eletrotécnica.

Escolas estaduais

Uma opção gratuita da formação complementar são os cursos técnicos subsequentes, ofertados pelas escolas da rede estadual de ensino. Ainda não há previsão de data para matrícula e início das aulas para as turmas do segundo semestre. Isso porque o calendário acadêmico da rede estadual foi alterado após a greve dos professores do estado, e o edital da modalidade ainda não foi publicado.

Algumas escolas trabalham com uma lista de espera. Não vale como matrícula, mas como uma lista de interessados nos cursos (que podem ou não ser autorizados pela Secretaria de Estado da Educação). Para conferir a lista de cursos ofertados acesse a página de cursos técnicos, selecione “cursos técnicos integrados e subsequentes” e então clique na modalidade de sua escolha.

Além disso, no segundo semestre ocorrem os vestibulares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ambos devem ter a mesma média de ofertas para 2015.

A UTFPR conta com os cursos de Eletrônica e Mecânica, em Curitiba, de Informática, em Campo Mourão, e de Agrimensura, em Pato Branco. Cada um conta com 40 vagas. Já o IFPR ofertou, no último concurso, 3.408 vagas de nível médio, em 24 cidades do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]