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O Instituto GRPCom abriu as portas na segunda-feira (28) para um diálogo com os seus parceiros e públicos de relacionamento. O tema abordado no encontro foi “Os desafios do projeto Ler e Pensar na era digital”. A conversa, que se estendeu por toda a tarde, contou com a presença da equipe de Educação do Ler e Pensar, colaboradores da Gazeta do Povo, professores que desenvolvem o projeto em sala de aula, especialistas da área de educação, gestores escolares e membros de secretarias de Educação dos municípios contemplados pelo projeto, totalizando 28 pessoas.

O diálogo iniciou com a criação de quatro grupos de discussão. Cada grupo foi pautado por uma pergunta norteadora e mediado por um relator. A cada 10 minutos, os membros dos grupos realizavam um rodízio, para que todos tivessem oportunidade de contribuir acerca de todos os temas propostos.

Em seguida, foi realizada uma roda de conversa geral, no estilo aquário aberto: um pequeno grupo de pessoas foi posicionado no centro da sala, enquanto a maioria dos participantes formou um círculo maior ao redor. O grupo posicionado no centro realizava as discussões, enquanto as pessoas que se situavam no grande círculo apenas observavam. Com a evolução da conversa, as pessoas que sentiam a necessidade de contribuir, ingressavam no pequeno círculo e tinham a oportunidade de expressar suas opiniões sobre os temas abordados

O intuito do diálogo, e da metodologia utilizada, foi construir coletivamente um novo método de trabalho para o projeto Ler e Pensar para os próximos anos, a partir dos depoimentos e das discussões realizadas. Ao final do evento, a conclusão geral foi de que, apesar dos grandes desafios a serem enfrentados, todos estão unidos para construir uma educação de qualidade.

“A reunião foi muito proveitosa e desafiadora. Penso que esse é o caminho e se for preciso entrar na era digital não podemos hesitar, pois o mundo muda e exige adaptações”, relatou Dulce Vieira, da secretaria de Educação de Almirante Tamandaré.

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