• Carregando...

Na próxima quarta-feira (20), o inverno começa no Hemisfério Sul e a previsão do Instituto Tecnológico Simepar é que o Paraná enfrente uma estação "típica". Isso significa que as temperaturas e a quantidade de chuva devem ficar dentro das médias históricas, graças ao fato do período não ter influência nem do El Niño nem da La Niña, dois fenômenos metereológicos que, respectivamente, aquecem ou resfriam as águas do Oceano Pacífico.

A metereologista Ana Beatriz Porto, do Simepar, explica que o inverno terá pouca chuva, como é de praxe. Porém, não ao ponto de atrapalhar as reservas de água potável e interferir no abastecimento da população. "Teremos vários dias consecutivos sem chuva", completou.

Durante os meses de julho e setembro, o frio chegará após a passagem de uma frente fria que trará chuva. "A falta de chuva acaba por aquecer a atmosfera. Teremos dias um pouco mais quentes e com a chegada da frente fria, haverá chuva. Em seguida, o frio", completa Ana Beatriz. Para ela, a característica desse inverno será também da passagem de frentes frias regulares, ou seja, uma a cada cinco a sete dias.

RMC

Segundo a previsão do Simepar, a Região Metropolitana de Curitiba terá temperatura mínima, em média, próxima de 9,5 ºC. "Isso não significa que não teremos temperatura próximas de zero grau, mas na média, as mínimas devem ficar em torno disso". A média de temperatura máxima, por outro lado, será superior a 20 ºC. "O inverno irá se caracterizar por uma grande variação de temperaturas (ao longo dos dias)", fala a metereologista.

Veja a previsão completa para este inverno no site do Simepar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]