• Carregando...
A vazão da manhã desta terça (23) encanta os olhos | Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
A vazão da manhã desta terça (23) encanta os olhos| Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

A Usina de Itaipu abriu o vertedouro para escoar a alta quantidade de água represada, excesso causado pelas chuvas fortes dos últimos dias. A estrutura está aberta desde a manhã de domingo (21) e a previsão é de que fique assim por uma semana. A geração de energia continua alta: 18% a mais, se comparada ao mesmo período de 2015. Neste ano, a binacional já gerou um total de 66.543.812 megawatts-hora (MWh).

Faz quase dois meses desde a última vez que o vertedouro foi acionado, em 3 de julho. Segundo a Itaipu, de quinta-feira (18) a domingo (21) choveu 93 mm na área do reservatório, desde 2011 não chove tanto durante o mês de agosto.

Nesta terça-feira (23), a água escoa apenas pela calha direita, de um total de três, a uma velocidade de 729 m³/s. Esse valor representa quase a metade da vazão média das Cataratas do Iguaçu, que oscila entre 1.200 m³/s e 1.500 m³/s. Apesar das chuvas, não há risco de enchente até o momento.

É esperado que o volume de água suba ainda mais e atinja a velocidade de 3.000 m³/s durante a madrugada desta quarta-feira (24). Durante o dia, a previsão é de 1.400 m³/s. De quinta a domingo, visitantes poderão ver o vertedouro aberto em alguns períodos.

A binacional possui 20 unidades geradoras e é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]