• Carregando...
Estudantes que ocupavam o Colégio Estadual Arnaldo Jansen saíram em passeata pelas ruas de São José dos Pinhais | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Estudantes que ocupavam o Colégio Estadual Arnaldo Jansen saíram em passeata pelas ruas de São José dos Pinhais| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

Alunos que ocupavam escolas estaduais deixaram na tarde desta sexta-feira (4) dois colégios em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, após o cumprimento de mandado de reintegração de posse por oficial de justiça. A primeira desocupação foi no Colégio Estadual São Cristóvão. Em seguida, os estudantes saíram do Colégio Estadual Arnaldo Jansen, o primeiro a ser tomado por secundaristas no Paraná. A unidade estava ocupada há 31 dias.

A Polícia Militar (PM) acompanhou o oficial de justiça encarregado de cumprir os mandados de reintegração, mas não foi necessário uso de força policial. Após deixar o Arnaldo Jansen, alunos saíram em passeata pelas ruas, até o Colégio Estadual Silveira da Motta. As duas escolas ficam no centro da cidade.

“Os alunos foram até a escola para apoiar o movimento de ocupação”, relata um dos estudantes envolvidos na mobilização. Segundo ele, o grupo deve reforçar a ocupação do colégio até que a ordem da justiça chegue para a reintegração.

As 13 escolas ocupadas em São José dos Pinhais que tiveram a reintegração de posse autorizada pela Justiça nesta semana já haviam tido o efeito da liminar suspensa, após recurso de advogados do movimento estudantil. O pedido de reintegração, protocolado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), voltou a ser apreciado e deferido na terça-feira (1º).

Segundo a advogada Tânia Mandarino, do coletivo Advogada e Advogados pela Democracia, outras sete escolas Já foram desocupadas pelos alunos antes do mandado de reintegração de posse chegar – Colégio Estadual Zilda Arns, Afonso Pena, Unidade Polo, Elza Moro, Angelina do Prado, Colônia Malhada e Herbert de Souza.

O cumprimento dos mandados de reintegração de posse deve ser retomado na segunda-feira (7).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]