• Carregando...
 | Divulgação/
| Foto: Divulgação/

Os alunos do 4.º ano da Escola Municipal Ulisses Guimarães, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, orientados pela professora Carlinda Teresinha Campelo, desenvolveram um trabalho de sensibilização emocionante como atividade do projeto Ler e Pensar. A professora, percebendo que muitos de seus alunos iam com os avós para a escola, utilizou uma reportagem da Gazeta do Povo intitulada “Maternidade depois dos 50 anos tem riscos, mas é um sonho possível”, de maio, para iniciar um trabalho de interação e aprendizado mútuo entre crianças e idosos.

“Na aula do dia 26 de julho, Dia dos Avós, perguntei aos meus alunos se eles já haviam parado para conversar com os seus vovôs e vovós sobre o tempo em que eram crianças. Fiquei emocionada ao ouvir os relatos dos pequenos. Uma das alunas nos disse que, antigamente, sua avó lavava roupas no rio, exatamente como me lembro que minha mãe fazia” relatou a professora Carlinda.

Após essa aula, em todas as seguintes, os alunos chegavam com alguma história para contar. A professora, percebendo o interesse gerado, decidiu abordar um tema complicado, porém, muito importante. Durante as aulas de Ensino Religioso ela leu com os alunos o livro infantil Só um Minutinho, de Yuyi Morales, que conta a história de uma avó que consegue enganar a morte para ficar mais um dia com os seus netinhos.

Praticando Empatia

A Escola Ulisses Guimarães realiza toda quinta-feira um momento de ginástica e alongamento para os idosos da comunidade. O responsável pelas atividades é o professor Vagner, que há 10 anos interage com os idosos nesse projeto. A professora Carlinda conversou com o professor e combinou de levar sua turminha para participar de uma das sessões de exercícios, que se transformou em uma grande roda de conversa sobre experiências de vida, atividades físicas na terceira idade e curiosidades, por parte das crianças, sobre a história de vida dos velhinhos.

A aproximação entre crianças e idosos repercute ainda hoje na sala de aula da professora Carlinda. A cada novo saber, os alunos o relacionam com as histórias ouvidas e os cuidados com a terceira idade. A escolha do tema não foi por acaso: “Me inspirei em uma pessoa muito especial, que nos deixou este ano, para a realização desse trabalho. Ela foi diretora de escola aqui no município, criada pela avó e muito batalhadora” contou-nos Carlinda. Sem dúvida, uma bela homenagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]