• Carregando...
 |

Greve faz ruas de comércio ficarem com cara de domingo

A Urbanização de Curitiba S.A. conseguiu uma liminar para que 80% dos ônibus do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana circulem nos horários de pico - das 6 às 9 horas e das 16h30 às 20 horas (em dias úteis). Fora dos horários de maior movimentação, a liminar determina que 60% dos ônibus tenham de trafegar.

A assessoria de imprensa da URBS informou que entrou com o pedido de liminar às 2h47 desta terça-feira (14). Os ônibus não circularam no início da manhã desta terça-feira porque o Sindimoc ainda não tinha sido comunicado oficialmente da decisão da Justiça.

A Urbs disse também que acompanha a situação da greve e espera que a decisão judicial minimize os problemas enfrentados pela população. Se necessário, estudará outras medidas para evitar maiores transtornos aos curitibanos e moradores da RMC.

Os motoristas e cobradores entraram em greve na noite de segunda-feira. Os ônibus deixaram de circular às 2 horas da madrugada desta terça.

Sindicato das empresas pede reforço da PM

As empresas de ônibus são responsáveis pela organização das tabelas de ônibus e devem gerir o número de veículos para que se possa cumprir a liminar que determina que 80% dos ônibus circulem nos horários de pico. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) afirmou que piquetes são feitos nas garagens e o movimento grevista impede que os ônibus circulem. Funcionários eram impedidos de entrar para trabalhar e pneus de alguns veículos foram esvaziados.

O Setransp informou que pediu auxílio da Polícia Militar para conseguir colocar os ônibus nas ruas. Até as 10h45, não havia nenhum veículo do transporte coletivo trafegando em Curitiba e RMC, de acordo com o sindicato das empresas de ônibus.

A assessoria da Polícia Militar não confirmava, por volta das 11h10, que houve o pedido do Setransp.

Outra lado

O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, afirmou que a entidade tentará derrubar a liminar conseguida pela Urbs na Justiça. Segundo ele, a Urbs e o sindicato patronal não informaram qual é a frota de veículos e por isso haverá dificuldades em cumprir os números determinados pela liminar. O sindicato já foi comunicado da decisão judicial.

A entidade representativa dos trabalhadores disse ainda iria encaminhar um ofício à Urbs solicitando informações sobre a frota de ônibus.

A assessoria de imprensa salientou que informações sobre o quantitativo da frota já estavam presentes no texto da liminar. A Urbs informou à imprensa que a frota da Rede Integrada de Transporte é composta por 1.915 ônibus.

Conciliação e dissídio

O sindicato patronal informou que uma reunião de conciliação entre as partes está marcada para ocorrer no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), às 16 horas. Uma nova proposta poderá ser apresentada aos trabalhadores.

Além disso, o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) afirmou que entrou com ação de dissídio coletivo da greve nesta manhã. De acordo com o MPT, a procuradora Thereza Gosdal pediu que a Justiça determine que 70% dos ônibus circulem nos horários de pico e 50% nos horários regulares. A audiência de dissídio será julgada na mesma reunião da conciliação, de acordo com o TRT.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]