• Carregando...
 | JONATHAN CAMPOS/JONATHAN CAMPOS
| Foto: JONATHAN CAMPOS/JONATHAN CAMPOS

O novo Boletim de Balneabilidade divulgado na manhã desta sexta-feira (20) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mostra que as praias do estado têm dois pontos impróprios para banho. Outros dois pontos do litoral foram considerados impróprios em rios.

Os locais impróprios ficam em Guaratuba, à esquerda do Morro do Cristo, e na Ilha do Mel, em frente à Trilha do Trapiche, na Praia do Farol. Esse último local não vinha sendo apontado como impróprio para banho. A condição da água ali, portanto, piorou na última semana.

Já nos rios é a Praia da Ponta da Pita, em Antonina, e também a região do Porto de Cima, no Rio Nhundiaquara, em Morretes. Outro ponto do Nhundiaquara, o Largo Lamenha Lins, havia sido apontado como impróprio no último boletim, mas a condição da água melhorou por ali na última medição realizada pelos técnicos do IAP.

Outros dez pontos também foram considerados impróprios por terem alta concentração de coliformes fecais. Mas eles estão permanentemente nessa condição por serem locais onde rios, canais e galerias pluviais desembocam no mar. Até o verão passado, esses pontos ficavam no rodapé do boletim sem serem incorporados à lista divulgada pelo IAP.

O monitoramento indica a quantidade de esgoto presente na água por meio do indicador Escherichia coli, a bactéria existente no intestino dos seres humanos e dos animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e maior a probabilidade da existência de organismos causadores de doenças.

Durante a temporada de verão, haverá a divulgação semanal dos boletins -- sempre às sextas-feiras. Os documentos têm como referência os resultados das cinco semanas anteriores à divulgação e o desta sexta-feira é válido até o próximo dia 26.

Bandeiras de sinalização

Além de conferir a qualidade das águas do litoral paranaense pela internet, os banhistas podem se orientar pelas bandeiras instaladas nas orlas. A de cor vermelha indica que, nos 100 metros à esquerda e à direita da sinalização, a água é imprópria. Já se a bandeira estiver azul a diversão está liberada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]