• Carregando...
Perito analisa corpo de uma das vítimas no Jardim Arroio, no Barreirinha: assassinato ocorrido há duas semanas na mesma região teria motivado vingança, que deixou seis mortos | Giuliano Gomes/ Gazeta do Povo
Perito analisa corpo de uma das vítimas no Jardim Arroio, no Barreirinha: assassinato ocorrido há duas semanas na mesma região teria motivado vingança, que deixou seis mortos| Foto: Giuliano Gomes/ Gazeta do Povo

Casa onde aconteceu a chacina foi queimada por moradores do bairro

Um desentendimento entre traficantes de grupos rivais causou a morte de seis pessoas na noite de sexta-feira passada, no Jardim Arroio, bairro Barreirinha, em Curi­­tiba, segundo a polícia. A chacina aconteceu em um barraco conhecido por moradores da vizinhança e pela polícia como um ponto de venda e consumo de drogas. O crime teria ligação com a morte de um adolescente de 17 anos, há duas semanas, no mesmo local. "Disseram que voltariam para se vingar. Esse pessoal que morreu não tinha nada a ver. Foi um acerto e uma briga por ponto de venda de drogas", afirma a delegada Yara Dechiche, da Delegacia de Homicídios, responsável pela investigação.

Entre as vítimas estão Valéria Neves da Luz, 16 anos e grávida de sete meses, Marcelo Rodrigo Apo­­lônio Estevam, 22, Anderson Car­­valho dos Reis, Márcia An­­dressa de Deus, 26, e Cristiane Antunes da Silva, 16 anos. Os cinco estavam dentro do barraco, por volta das 21h30, quando dois homens ar­­mados com pistolas entraram e iniciaram a execução. Outras duas pessoas conseguiram escapar. Segundo os investigadores, os executores teriam chegado a pé no barraco, localizado em um beco da Rua Albino Blum. Cristiane foi socorrida por alguém que a deixou, já sem vida, no Hospital Cajuru.

André Antônio Moraes, 28, foi morto em um caminho de terra que liga os barracos do beco. "Quem frequenta o barraco são usuários de drogas", confirma a pa­­rente de uma das vítimas. Mo­­ra­­do­­res da região contam que, há duas semanas, quando um jovem foi morto no beco, todos foram ameaçados. "Os bandidos passaram por aqui e ameaçaram. Fa­­laram que iam matar um por um. Traficantes, usuários ou inocentes", conta uma moradora que não quis ser identificada. "Nin­­guém acreditou. Achamos que era mentira. Não temos segurança. Se estivermos na rua também somos capaz de morrer", diz outra vizinha.

Roubo

A delegada Yara conta que o atrito entre os grupos rivais teria começado com roubo a uma propriedade. De acordo com a Polícia Militar, denúncias anônimas ao serviço 181 de Narcodenúncia apontam o local como ponto de encontro de vendedores e usuários de crack. "Por haver ligações informando tráfico no local, há grande probabilidade de essas mortes terem sido cometidas por traficantes", afirmou à Agência Estadual de Notí­­cias o comandante do Policiamento da Capital, coronel Jorge Costa Filho. Até o final da manhã de sá­­bado, os corpos ainda não haviam sido reconhecidos e liberados do Instituto Médico Legal.

* * * * *

Outros Crimes

Pelo menos oito chacinas ocorridas no Paraná foram divulgadas pela imprensa nos últimos dois anos. Todas elas, segundo a polícia, tinham ligação com o tráfico de drogas:

3/10/2009 – Seis homens fortemente armados deixaram oito mortos e dois feridos no bolsão Audi/União, Uberaba, zona Leste de Curitiba. O motivo, segundo a polícia, seria guerra entre traficantes. Houve toque de recolher antes da chacina, mas algumas pessoas que estavam na rua foram mortas.

7/04/2009 – Seis pessoas foram mortas no bairro Xaxim, em Curitiba. De acordo com informações da Delegacia de Homicídios, as vítimas estavam em uma residência utilizada como mocó e foram surpreendidas por três homens encapuzados.

12/01/2009 – Quatro pessoas, entre elas duas mulheres, foram assassinadas dentro de uma casa, no bairro Jardim Sol Nascente, em Araucária, região metropolitana de Curitiba. Um dos moradores da casa é apontado entre os suspeitos.

30/12/2008 – Cinco pessoas foram assassinadas na Vila Sapo, próximo ao km 36 da BR-116, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. As vítimas estavam assistindo televisão em uma pequena casa de madeira quando foram surpreendidas por pelo menos três homens encapuzados.

3/10/2008 – Quatro pessoas foram mortas, entre elas três menores, e outras duas ficaram grave­­men­­te feridas em uma chacina ocorrida em uma re­­si­­dência na Rua Divalzir Luciano, no Jardim In­­de­­pen­­dência, em São José dos Pinhais.

22/09/2008 - Quinze pessoas foram assassinadas em Guaíra (Oeste do Paraná), fronteira com o Paraguai.

16/09/2008 – Quatro jovens foram mortos no Jardim Alvorada, bairro Guatupê, em São José do Pinhais. Um outro jovem também foi baleado, mas conseguiu sobreviver, segundo a Polícia Civil de São José dos Pinhais.

24/03/2008 – Uma chacina marcou o domingo de Páscoa em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Três rapazes foram mortos a tiros, dentro de uma residência no bairro Alto Maracanã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]