• Carregando...

Brasília – O governo Lula vai usar o corte dos dias parados no pagamento dos salários dos servidores do Incra e Ibama como exemplo para outras categorias que estão em greve ou ameaçam paralisar suas atividades. Com isso, espera acabar com um efeito cascata no funcionalismo, com uma greve puxando outra. Recentemente, o presidente Lula disse que greve sem corte de ponto é férias.

Por determinação do Ministério do Planejamento, as folhas dos dois órgãos foram processadas com o desconto dos dias de greve, que já vai constar do contracheque do próximo dia 30 dos servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O governo diz acreditar que a ameaça já está surtindo efeito. Servidores de quatros órgãos – Embrapa, CBTU, Eletrobrás e Infraero –, que estavam dispostos a entrar em greve, negociam um acordo. No Banco Central, há um acordo quase fechado.

Ontem, na sede do Incra (DF), grevistas da autarquia bloquearam as portas e impediram o acesso ao prédio. A tática do comando de greve é impedir que a direção do órgão envie ao Planejamento a lista de servidores paralisados e, assim, o ministério repetiria a folha de pagamento do mês passado. O prazo de envio, segundo o Incra, vence terça. O Incra está em greve desde 21 de maio. As reivindicações são, entre outras, pedidos de reestruturação da carreira e de reaparelhamento do órgão, que tem cerca de 6.200 servidores.

No caso dos servidores do Ibama, em greve há um mês, também há uma definição pela continuidade da paralisação. Quanto à decisão sobre o corte nos salários, pretendem recorrer à Justiça. "Esse corte [de salário] vai fechar a única porta de negociação com o governo", afirmou Jonas Corrêa, presidente Associação nacional dos servidores do Ibama. A greve no Ibama foi motivada pela medida provisória que criou o Instituto Chico Mendes. Para os grevistas, a MP (já aprovada na Câmara e em tramitação no Senado) enfraquece o órgão e torna mais burocrática a concessão de licenças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]