• Carregando...

Nem tudo é ruim no nosso SUS

É só falar em saúde pública que o brasileiro torce o nariz. A despeito disso e diante do desespero dos norte-americanos às voltas com seu próprio sistema, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não hesitou. Disse que dará um conselho ao presidente americano, Barack Obama, na próxima vez que o encontrar. "Vou falar para ele: Obama, faça um SUS. É ba­­rato e de qualidade." Lula, claro, virou motivo de chacota, diante de todas as deficiências do mo­­delo nacional de saúde pública.

Leia a matéria completa

Especialistas concordam que entre os principais problemas do Sistema Único de Saúde (SUS) estão as dis­­crepâncias regionais. Enquanto alguns pontos do país contam com um sistema organizado, em outros é um caos. De acordo com os especialistas também, o Paraná e, principalmente, a capital do estado, são exemplos de saúde pública para o resto do país.

Segundo a superintendente da Secretaria Municipal da Saúde, Eliane Chomatas, Curitiba tem a melhor cobertura de vacinação do Brasil (95%), é modelo no atendimento às grávidas com o programa Mãe Curitibana e tem uma excelente rede de atenção primária. Na vanguarda, a cidade começa agora a investir mais em medicina preventiva por meio de programas com a comunidade e com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, composta por, além do médico, nutricionista, psicólogo, professor de Educação Física e farmacêutico.

Por outro lado, Eliane reconhece que a capital paranaense tem um déficit em alguns serviços de média complexidade – consultas com es­­pecialistas podem de­­morar meses. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, o gargalo da média complexidade é um problema nacional e o Paraná não foge à regra. Para tentar amenizar o problema, porém, o governo do estado está investindo na reforma, construção e ampliação de 40 hospitais, num investimento de R$ 280 milhões. "Só que é um resultado que não aparece de forma imediata. Vai de 1 a 2 anos", diz Martin. (TC)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]