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A Avenida Marechal Deodoro, no Centro, terá a circulação de uma das pistas só para ônibus. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
A Avenida Marechal Deodoro, no Centro, terá a circulação de uma das pistas só para ônibus.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Em busca de maior fluidez no trânsito na região central da cidade, a prefeitura de Curitiba começou a preparar o asfalto das faixas que destinará exclusivamente à circulação de ônibus. Segundo os cálculos da administração municipal, a liberação apenas aos ônibus aumentará a velocidade das viagens de 100 mil passageiros que circulam nas 33 linhas de ônibus que cruzam a Avenida Marechal Deodoro e a Desembargador Westphalen. Nos dois casos, as faixas exclusivas vão percorrer um trecho de cinco quadras à margem direita.

Inicialmente, o trabalho de preparação do asfalto está sendo realizado durante as noites e a previsão de entrega da obra é no final de março. Diferentemente do que ocorreu quando a faixa exclusiva foi implantada em uma extensão de 2,5 km da Rua XV em julho do ano passado, a Secretaria de Trânsito (Setran) afirmou que não vão ser retiradas vagas de estacionamento das ruas.  

Mesmo assim, alguns comerciantes acreditam que as mudanças para as conversões à direita podem afetar sua clientela. “Muitos clientes podem acabar se perdendo com essas modificações, deixando de comprar conosco”, afirma a vendedora Silvana dos Santos, da Ótica Diniz. Após a instalação das faixas, as conversões à direita de veículos de passeio vão ocorrer em trechos separados por linhas pontilhadas.

Debate

O especialista em gestão urbana Carlos Hardt, da PUC-PR, considera que a iniciativa demonstra que os ônibus são mais importantes que os carros para a prefeitura. “Essas faixas podem, além de aumentar um pouco o fluxo em vias centrais da cidade, organizar o trânsito nestes locais”, afirma. “A Marechal Deodoro é um exemplo de avenida que tem várias faixas, mas os motoristas pouco se entendem nela.”

Segundo Hardt, a escolha dos dois foi acertada considerando o fluxo de pessoas. “A alta demanda justifica essa obra. Pode ser ruim para quem usa carro num primeiro momento. A ideia, porém, é que essas pessoas que não usam o transporte público por causa da precariedade do sistema possam um dia mudar de opinião.”

Para o operador de manufatura Erick Douglas, que costuma ir à região da Marechal de carro, seria mais interessante criar vias alternativas para os ônibus, em vez de diminuir o espaço para a circulação de veículos de passeio. “Para quem usa carro está cada dia pior”, diz.

A avaliação de piora é compartilhada pelo motoboy Delmar Farias, que considera o exemplo da mudança realizada na Rua XV ruim. “Atualmente, o trânsito ali está caótico. As filas que se formam estão cada vez maiores e, se fizerem a mesma coisa na Marechal, é mais um lugar que vão estragar”, disse.

A estudante Beatriz Peccin, que trabalha na região da Marechal Deodoro, afirma que não acredita que o tempo que passa no ônibus diminuirá muito, mas aprova a medida. “O que a gente vê aqui hoje é uma confusão bastante grande. Com a faixa exclusiva isso pode melhorar”, diz.

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