• Carregando...
Duas das três ararajubas roubadas do zoológico de Curitiba já voltaram para casa. | Maurilio Cheli/SMCS
Duas das três ararajubas roubadas do zoológico de Curitiba já voltaram para casa.| Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Duas das três ararajubas furtadas do Zoológico Municipal de Curitiba já foram recuperadas pelas equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Além da ave encontrada no domingo (3), mais uma arara foi resgatada na manhã desta segunda-feira (4), desta vez no bairro Xaxim. Nos dois casos, as aves foram recuperadas após a prefeitura receber informações da população, que identificou os animais.

A ararajuba resgatada nesta manhã era um filhote e, de acordo com os profissionais do zoo, estava bastante cansada. A ave foi encontrada por professores e funcionários da Escola Municipal Castro, no Xaxim. Uma professora avistou a arara na entrada do Farol do Saber quando as crianças chegavam para aula. Eles conseguiram segurar a ave e avisar o Zoológico, que enviou uma equipe para o local. Assim como no primeiro resgate, feito na varanda de uma residência do bairro Ganchinho, a confirmação de que se tratava de uma das aves desaparecidas foi feita por meio da leitura do microchip implantado no animal.

Como as aves foram encontradas livres, a suspeita é de que os ladrões tenham-nas soltado, talvez por dificuldade de comercializá-las. As buscas continuam para a ararajuba – ave em risco de extinção também chamada de arara-amarela, guaruba e papagaio-imperial – furtada e que permanece desaparecida.

A Prefeitura de Curitiba informa que o comércio da espécie – caracterizada pela plumas em amarelo vibrante com pontas das asas verdes – é controlado pelo Ibama e solicita à população que qualquer informação a respeito da localização da ave, ou de tentativa da sua venda ilegal, seja reportada imediatamente ao Departamento de Zoológico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nos telefones (41) 3350-9940, (41) 3350-9632, (41) 3350-9920, (41) 3350-9932,(41) 3378-2376 ou (41) 3378-1221. As denúncias também podem ser feitas pela Central de Atendimento 156.

O furto e a recuperação

O furto das ararajubas foi constatado na manhã de sábado (2), quando os tratadores dos animais verificaram o arrombamento de duas telas de um viveiro de primatas, ao lado de onde ficam as aves. Das cinco ararajubas mantidas no zoológico, apenas duas foram encontradas no local. A segurança do Zoológico é feita pela Guarda Municipal, que mantém no local um módulo com atuação 24 horas por dia e rondas constantes pelo ambiente. A primeira arara foi resgatada no domingo, após contato de moradores da Vila Osternack, no Sítio Cercado, e do bairro Ganchinho que informaram terem visto a ave na região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]