• Carregando...
Integrantes do bloco Garibaldis e Sacis e foliões fizeram no Largo da Ordem uma manifestação para criticar a ação da PM no domingo (5) | Marco André Lima/Gazeta do Povo
Integrantes do bloco Garibaldis e Sacis e foliões fizeram no Largo da Ordem uma manifestação para criticar a ação da PM no domingo (5)| Foto: Marco André Lima/Gazeta do Povo

Especialistas condenam ação da PM

Especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo acreditam que houve excesso na ação da Polícia Militar realizada na noite de domingo (5) no Largo da Ordem. Para o vice-presidente da Comissão de Advocacia Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Eduardo Sanz de Oliveira e Silva, houve despreparo da PM para lidar com a situação. "O dever da polícia é guardar a segurança das pessoas de bem. Se há pessoas que se excedem, os policiais devem atuar de forma cirúrgica, especificamente sobre elas. A partir do momento em que se toma uma atitude mais violenta, isso pode gerar ações incontroláveis, como nós vimos no último domingo", avalia.

Coronel da reserva da Polícia Militar e membro do Núcleo de Pesquisas em Segurança Pública e Privada da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Renato Jorge da Silveira acredita que houve excesso das duas partes. Tanto de foliões mais exaltados, que promoveram desordem, quanto dos policiais que responderam com balas de borracha e gás lacrimogênio. O que faltou, na opinião do especialista, foi um melhor policiamento preventivo. "Todo evento dessa natureza tem pessoas que vão se divertir e aqueles que querem criar confusão. Acredito que faltou diálogo entre os organizadores e os organismos de segurança, para que a polícia estivesse mais presente no local", avalia.

Cerca de 300 pessoas participaram no final da tarde desta segunda-feira (6) de uma manifestação contra a ação da PM no pré-carnaval realizado no último domingo (5). Durante o evento, realizado no Largo da Ordem, em Curitiba, foliões e integrantes do bloco Garibaldis e Sacis, organizador do pré-carnaval, cantaram, criticaram a ação dos policiais e orientaram os feridos para que registrem boletins de ocorrência.

>>VÍDEO: Veja como foi a manifestação

O movimento foi organizado através da internet por Letícia Camargo, que participou dos festejos no domingo e se disse surpresa com a ação policial. "Ainda quero entender o que aconteceu. Foi um absurdo a forma como os policiais agiram, disparando e atirando bombas contra todo mundo", diz a organizadora, que com a manifestação espera ter mais segurança na próxima edição do evento, marcada para o próximo domingo.

Mas, por enquanto, ainda não há confirmação oficial de que a última edição do pré-carnaval deste ano seja realizada. Um dos organizadores do bloco Garibaldis e Sacis, Itaércio Rocha relatou que ainda está conversando com os órgãos de segurança, a fim de garantir que haja condições para o evento acontecer. "Estamos discutindo com as autoridades, vamos aguardar. O que nós queremos é que o pré-carnaval seja apenas alegria, como sempre foi desde o início".

A manifestação reuniu alguns foliões que ficaram feridos durante a ação policial de domingo. Fabiana Zelinski foi atingida na perna por disparos de bala de borracha. "Estava tudo normal e de repente ouvi os tiros, achei que fossem fogos de artifício. De repente começou a confusão e eu senti minha perna sendo ferida", relata. Receosa no início, ela garante que pretende registrar um boletim de ocorrência contra a Polícia Militar em razão do incidente.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Vida e Cidadania | 2:45

Uma manifestação contra a ação da Polícia Militar, que deixou dezenas de feridos durante o pré-carnaval organizado pelo bloco Garibaldis e Sacis, reuniu centenas de pessoas no Largo da Ordem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]