• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Cerca de 1.500 pessoas participam neste domingo (31), da Marcha da Maconha em Curitiba. O número foi confirmado pela Polícia Militar do Paraná. De acordo com a organização da marcha, porém, o número é de 2 mil a 3 mil pessoas. Os participantes do evento, organizado anualmente, saíram da Boca Maldita, no centro da cidade, por volta das 16h30 e percorreram ruas e praças até chegarem ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, por volta das 17h50. Eles pedem a legalização do uso da substância porque acreditam que a guerra contra o tráfico mata mais do que o uso das drogas. Em evento no Facebook, cerca de seis mil pessoas haviam confirmado presença até as 14h30.

‘Maconha’ em linguiça era só tempero, diz perícia

Laudo aponta que recheio encontrado em linguiças vendidas em supermercado de Paranaguá não era entorpecente. Ao menos duas famílias haviam se queixado do produto

Leia a matéria completa

Os cartazes dos manifestantes pedem a legalização da droga para uso recreativo, assim como para uso medicinal. “A guerra às drogas faz bem para quem?”, questiona um dos cartazes exibidos por manifestantes. De acordo com a PM, nenhum incidente foi registrado durante a manifestação.

Veja mais fotos da marcha

Segundo um dos organizadores do evento, Pedro da Nobrega Bearzoti, a intenção é pedir não só a legalização do uso recreativo da droga, mas alertar a população e os governantes sobre os malefícios para a segurança pública na política proibicionista do uso da maconha, além da necessidade de liberar a substância para fins medicinais, religiosos e industriais.

Mesmo que o mote da manifestação seja a legalização da maconha, os manifestantes e organizadores pretendem chamar atenção para a necessidade de legalizar as demais drogas consideradas atualmente como ilícitas. Bearzoti fala, com base em dados fornecidos por especialistas no assunto que a “guerra contra as drogas [contra o tráfico] mata 800 vezes mais do que o abuso no consumo. Acreditamos que essa guerra é uma falha na segurança pública e não inibe o uso”, diz.

Bearzoti diz que, a exemplo do Uruguai, o Brasil deveria fazer a legalização da maconha como experiência para futuramente prosseguir na descriminalização do uso de outras drogas. “A proibição do uso se baseia em argumentos morais e não diminui a demanda. É uma mitologia difícil de combater”, opina.

Mães do canabidiol

Um grupo de mães participa da Marcha da Maconha neste domingo (31) pedindo a legalização do cultivo da maconha. O objetivo, segundo os participantes, é que não se precise importar a droga para a realização de tratamentos médicos.

O Canabidiol é usado como medicamento para a epilepsia de difícil controle e em alguns casos de alzheimer infantil. A Anvisa atualmente só permite a importação para o tratamento da epilepsia de difícil controle.

O custo da importação por criança varia entre R$ 2 mil e R$ 10 mil, segundo Priscila Bumas, estudante de engenharia agrônoma e mãe de um menino de seis anos que tem epilepsia de difícil controle. A pedagoga Daiane Kock, 28, mãe de um menino de seis anos com epilepsia, considera “excludente” a importação, por ser de difícil acesso e custo muito elevado. “Não é todo mundo que precisa que tem acesso”, reclama.

A dona de casa Cássia Vilen, 50, outra mãe que participou da manifestação, tem uma filha de 26 que é portadora da doença Niemann Pick-c, conhecida popularmente como alzheimer infantil, uma doença degenerativa. Ela reclama das restrições ao uso na importação do canabidiol apenas para quem tem menos de 18 anos e é portador da epilepsia de difícil controle. “Nós queremos que o cultivo seja feito aqui para não ficarmos reféns de laboratórios de fora”, explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]