• Carregando...
 | Arnaldo Alves/Agência de Notícias do Paraná
| Foto: Arnaldo Alves/Agência de Notícias do Paraná

O cultivo, extração, pesca, venda e consumo de ostras, vieiras, mariscos e berbigões produzidos no Litoral paranaense foram suspensos nesta quarta-feira (29) pelo governo do estado. A proibição é preventiva e ocorre devido à “maré vermelha”, que atinge as baías de Paranaguá e Guaratuba.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do Executivo estadual, o fenômeno, que historicamente também acontece no Litoral catarinense, é detectado quando há concentração de algas que liberam toxinas no mar, que podem causar vômito, diarreia e dor abdominal.

As equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) decidiram pela suspensão após um laudo laboratorial ter acusado a presença de microalgas e toxinas nocivas à saúde humana em amostras de água e ostras.

Ainda não há prazo certo para a liberação do consumo do produto, que ocorrerá quando a situação for considerada normal e não oferecer riscos à saúde das pessoas.

Por enquanto, a orientação do governo é para que que o consumidor fique atento à procedência dos frutos do mar que pretende adquirir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]