• Carregando...
O sonho da blogueira Laís Ferrari é se tornar empresária:“com certeza o blog estará incluso nessa jornada”. | Walter Fernandes
O sonho da blogueira Laís Ferrari é se tornar empresária:“com certeza o blog estará incluso nessa jornada”.| Foto: Walter Fernandes

Considerado o segundo polo têxtil mais importante do país - juntamente com Cianorte, Maringá agora é também referência entre os blogs que ditam a atual moda brasileira. O destaque se dá por conta das blogueiras maringaenses que atraem audiência de até 40 mil acessos mensais e milhares de seguidores nas redes sociais onde elas mostram que é possível reunir objetos de desejo e fast fashion em uma moda cada vez mais democrática. O novo jeito de fazer moda ganhou popularidade no Brasil a partir de 2007 com a criação do Petiscos, da musa fashion Julia Petit.

Assim como Petit, as blogueiras conquistaram o patamar de gurus e mostram que é possível ser criativa e bem vestida sem gastar muito. É o caso de Laís Ferrari, do Laís F., que começou a utilizar a ferramenta do blog aos 15 anos para uma espécie de diário virtual. Com o tempo, ela percebeu que poderia profissionalizar o espaço e há quatro anos o utiliza como um instrumento de trabalho. "Fui tentando amadurecer o blog, pesquisando mais sobre tendências." Aos poucos, Laís começou a aparecer em fotos e vídeos que ajudaram na admiração das leitoras.

Para Luana Meneguetti, do blog LM, a identificação entre leitoras e blogueiras é o principal fator de sucesso dos blogs. "As blogueiras são pessoas normais que mostram sua opinião em uma linguagem diferente dos veículos especializados. É como conversar assuntos em comum de igual pra igual."

Lilian Larrañaga, do My lillte ice cream, lembra que a identificação torna o look da blogueira mais acessível e real. "Acho que isso acontece especialmente se a blogueira mora na mesma cidade, frequenta lugares e comenta sobre lojas próximas do universo da leitora."

Blogueiras inspiram leitoras

O reconhecimento chegou para essas blogueiras maringaenses, em média, dois anos após o início de seus blogs. "Começou como um hobby e foi tomando uma proporção que eu não imaginava", conta Luana. Apesar das parcerias e remuneração gerada pelo blog, ela explica que esta não é sua única atividade profissional, já que trabalha com produção de moda e na administração da empresa da família. "Muitas meninas começaram pequenas e hoje ganham muito dinheiro e até empregam pessoas. Mas minha realidade é outra." Já Laís conta que o blog faz parte de objetivos maiores. "Meu grande sonho é ser empresária. Tenho alguns planos para o futuro e o blog estará incluso nessa jornada."

Para atrair o público sedento por novidades e inspirações, as blogueiras são unanimes: o "look do dia" é o assunto que mais atrai a audiência. Laís Ferrari lembra que essas postagens servem de inspiração para cada pessoa criar um look original e com peças acessíveis. A blogueira lembra que o artifício é usado também por celebridades mundiais. "Quantas vezes a Kate Midletton [duquesa de Cambridge] ou Michelle Obama [primeira dama dos EUA] foram vistas usando peças de fast-fashion em eventos importantes sem perder a beleza? O importante é ter muita criatividade e paciência para procurar peças bonitas", ensina Laís.

Já Lilian Larrañaga afirma que além de mostrar as coisas que gosta fica feliz em inspirar as leitoras de formas diferentes. "É muito bom quando alguém chega e diz ‘você é minha inspiração da hora de me vestir’ ou ‘eu estou fazendo faculdade de moda graças a você’."

Mesmo com o reconhecimento, Lilian diz se surpreender ao ser reconhecida nas ruas de Maringá. "Já tirei foto com fãs. Acho engraçado falar fãs", conta aos risos. "Acabo perdendo a noção do quanto o meu blog pode ser visto por ai. Embora eu conheça o número de visitantes, ainda é meio surreal."

Para Luana Meneguetti, a popularização dos blogs ultrapassa os limites do mundo da moda. "Acho incrível como a visão das pessoas em relação aos blogs está mudando. Antes muitas amigas minhas nem sabiam o que era isso exatamente."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]