• Carregando...
Prédio da biblioteca apresenta problemas de infiltração e espaço | Arquivo
Prédio da biblioteca apresenta problemas de infiltração e espaço| Foto: Arquivo
  • Alguns livros estão sendo acomodados no subsolo por falta de espaço nas prateleiras

A Biblioteca Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Netto, instalada na Avenida XV de Novembro, esquina com a Getúlio Vargas, deve mudar de endereço ainda neste ano. O novo espaço, que vai acolher o acervo de quase 55 mil livros, fica sobre o banco Itaú. A instituição financeira cedeu à prefeitura três andares do prédio localizado na Avenida Paraná. A previsão é de que as novas instalações sejam inauguradas até o final do primeiro semestre.

A Biblioteca Municipal foi inaugurada em 30 de Novembro de 1975 e segundo a secretária de cultura, Flor Duarte, as dependências não têm mais condições de manter todo acervo e conservar as obras. "O prédio está com problemas nas instalações elétricas, infiltrações e sem espaço. Algumas obras estão sendo acomodadas no subsolo porque a estrutura da construção não aguentaria o peso dos livros", diz.

De acordo com a secretária, a área de aproximadamente 3 mil metros quadrados cedida pelo banco ainda deve passar por reformas para acomodar as obras. "O prédio deve ser preparado. Estamos esperando a verificação das instalações pelo Corpo de Bombeiros para iniciarmos a licitação da construtora que ficará responsável pela reforma", lembra.

Segundo Flor, desde 1995 já havia um documento que apontava a falta de condições do prédio da Biblioteca Municipal. "O problema é antigo e estamos ansiosos para que tudo fique pronto", conta. "Ainda não sabemos o valor que custará a reforma porque ainda não foi aberta a licitação. Porém, como o prédio foi cedido não teremos de pagar aluguel."

Atualmente existem cinco bibliotecas municipais em Maringá. Juntas, elas possuem aproximadamente 100 mil obras de acordo com o último levantamento do acervo feito pela prefeitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]