• Carregando...
A vacinação será das 8h às 17h em todas as unidades básicas e na Sala de Vacina da Secretaria, na Zona 7 | Divulgação - Assessoria PMM
A vacinação será das 8h às 17h em todas as unidades básicas e na Sala de Vacina da Secretaria, na Zona 7| Foto: Divulgação - Assessoria PMM

A Secretaria de Saúde de Maringá realiza neste sábado (5), o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. No município, a expectativa é de imunizar cerca de 57,7 mil pessoas, o que corresponde a 80% do público-alvo, que são as crianças com idade entre seis meses e dois anos, idosos (acima de 60 anos), gestantes em qualquer período de gestação, além de profissionais de saúde. "O Dia D é realizado no sábado para atender especialmente as pessoas que não tem tempo de buscar uma unidade básica para a vacina nos dias de semana, mas todos que estão incluídos no público-alvo e desejarem podem tomar a dose neste sábado", declarou secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, em entrevista ao site da Prefeitura de Maringá.

A vacinação será das 8h às 17 horas em todas as unidades básicas e na Sala de Vacina da Secretaria, na Zona 7. A campanha prossegue até o próximo dia 25 de maio. As crianças que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Eficácia

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Desde o ano passado, quando foram incluídos gestantes, crianças e indígenas no público-alvo, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 - foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44% - de 9.383 para 5.230. A campanha imunizou 25,134 milhões de pessoas - 84,1% do público total de 29,918 milhões.

Recomendações

A vacina só não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo - usada na sua fabricação - ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica. Além disso, quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]