PUBLICIDADE
 |
Universidade de Maringá

Com recorde de inscritos, vestibular da UEM começa neste domingo

Vestibular de Inverno terá 24,6 mil candidatos disputando 1.488 vagas em cerca de 60 cursos

Começa neste domingo (8) o maior vestibular de inverno já realizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Cerca de 24,6 mil pessoas se inscreveram para o concurso (sendo 3,6 mil cotistas), cerca de 800 a mais do que o registrado no teste realizado em julho de 2011.

Somente em Maringá, 16.454 candidatos prestarão o concurso na cidade, 67% do total. Entre eles, 5.305 vestibulandos irão realizar as provas no Cesumar, 800 na PUC, 6.360 na UEM, 1.015 no Instituto Estadual de Educação de Maringá, 1.120 no Colégio Gastão Vidigal e 1.854 na Faculdade Ingá.

As provas serão realizadas até terça-feira (10), das 8h50 às 13 horas. As cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama devem receber os demais 8.196 candidatos para o concurso.

Prova de Conhecimentos Gerais abre o vestibular

No primeiro dia de provas, os candidatos responderão as questões de Conhecimentos Gerais. No dia seguinte, haverá provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Já na terça-feira (10), a prova será de Conhecimentos Específicos, sendo que as disciplinas cobradas variam conforme a opção de curso do candidato.

O presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado da UEM, Emerson Arnaut de Toledo informa que os vestibulandos devem redobrar a atenção para não correr o risco de chegar atrasados, por conta do tráfego mais intenso. “Nos dias de vestibular, o ideal é estar lá com antecedência de, pelo menos, uma hora”, ressalta Toledo. A entrada dos candidatos em sala é permitida a partir das 8h30.

Os candidatos devem levar documento oficial e original com foto e caneta de tubo transparente com escrita grossa na cor azul escura ou preta, para o preenchimento da folha de resposta. Não será permitido o uso de relógio de pulso, celular, calculadora, MP3, IPod e equipamentos similares. Também não poderão ser utilizados bonés, gorros, luvas e outros adereços semelhantes. O lápis e borracha só podem ser usados para o rascunho.

Locais da prova

O ensalamento está disponível no site do vestibular e pendências ou dúvidas poderão ser esclarecidas no plantão de véspera da CVU, no Bloco 28, das 8h às 18 horas de sábado (7). O resultado será divulgado em 31 de julho, às 10 horas, pelo mesmo site e os aprovados iniciarão o ano letivo em 2013.

Medicina é o curso mais concorrido

O curso mais concorrido do vestibular da UEM novamente é medicina, com 365,6 candidatos por vaga na modalidade não-cotista e de 161,7 entre os cotistas. Entre os que não utilizam a cota, também aparecem entre os mais concorridos: arquitetura e urbanismo, com 88,6 concorrentes por vaga e engenharia mecânica, com proporção de 64,2.

Entre os cotistas, a concorrência maior está nos cursos de arquitetura e urbanismo (54,3) e odontologia (44). A relação completa com a concorrência dos cursos pode ser acessada no site da CVU.

Neste ano, serão oferecidas 1.488 vagas para mais de 60 cursos de graduação – 20% delas são para cotistas, que estudaram integralmente em instituição pública ou pertencem a famílias de baixa renda.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO