• Carregando...
 | Arquivo / Assessoria de Imprensa UEM
| Foto: Arquivo / Assessoria de Imprensa UEM

Mulheres são maioria no vestibular

De acordo com o balanço feito pela UEM, a maioria dos inscritos no vestibular é mulher (56,2%), tem 17 anos (40,6%), é paranaense (68,4%), fez o ensino fundamental em escola pública (45,9%) — mas o médio na escola particular (47,4%) —, não frequentou pré-vestibular (56,3%), e levou em conta apenas suas aptidões pessoais para escolher o curso (64,4%), que tenta pela primeira vez (41%).

O questionário aponta, ainda, crescimento de 8% de candidatos de cor parda (14,9%), em relação ao concurso de inverno do último ano. Os indígenas, que têm vestibular exclusivo no Paraná, representaram 0,2% dos concorrentes (no ano passado foram 0,1%). Outros 5,8% declararam cor amarela e 2,2%, preta.

A proporção de inscritos que vivem no Paraná também cresceu 4,3% - desta vez, foi de 75,1%. Desses, 24,3% moram em Maringá. Já São Paulo é o estado com maior número de candidatos de fora do estado (8,4%).

Leia a matéria completa

Lei Seca para o Vestibular da UEM já está valendo

A Lei Seca no entorno da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está valendo desde as 20 horas desta sexta-feira (6). A Lei Municipal 8.510/2009 proíbe a venda de bebidas alcoólicas durante a realização do Vestibular de Inverno da instituição. A fiscalização será realizada por uma força-tarefa que reúne diversos órgãos municipais.

De acordo com a lei, a região de UEM que será fiscalizada corresponde ao quadrilátero formado pela Avenida Colombo, Rua Vitória, Avenida Morangueira e Rua Quintino Bocaiúva. A proibição do consumo de bebida alcoólica segue até às 24 horas de terça-feira (10), último dia do vestibular.

Leia a matéria completa

Começa neste domingo (8) o maior vestibular de inverno já realizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Cerca de 24,6 mil pessoas se inscreveram para o concurso (sendo 3,6 mil cotistas), cerca de 800 a mais do que o registrado no teste realizado em julho de 2011.

Somente em Maringá, 16.454 candidatos prestarão o concurso na cidade, 67% do total. Entre eles, 5.305 vestibulandos irão realizar as provas no Cesumar, 800 na PUC, 6.360 na UEM, 1.015 no Instituto Estadual de Educação de Maringá, 1.120 no Colégio Gastão Vidigal e 1.854 na Faculdade Ingá.

As provas serão realizadas até terça-feira (10), das 8h50 às 13 horas. As cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama devem receber os demais 8.196 candidatos para o concurso.

Prova de Conhecimentos Gerais abre o vestibular

No primeiro dia de provas, os candidatos responderão as questões de Conhecimentos Gerais. No dia seguinte, haverá provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Já na terça-feira (10), a prova será de Conhecimentos Específicos, sendo que as disciplinas cobradas variam conforme a opção de curso do candidato.

O presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado da UEM, Emerson Arnaut de Toledo informa que os vestibulandos devem redobrar a atenção para não correr o risco de chegar atrasados, por conta do tráfego mais intenso. "Nos dias de vestibular, o ideal é estar lá com antecedência de, pelo menos, uma hora", ressalta Toledo. A entrada dos candidatos em sala é permitida a partir das 8h30.

Os candidatos devem levar documento oficial e original com foto e caneta de tubo transparente com escrita grossa na cor azul escura ou preta, para o preenchimento da folha de resposta. Não será permitido o uso de relógio de pulso, celular, calculadora, MP3, IPod e equipamentos similares. Também não poderão ser utilizados bonés, gorros, luvas e outros adereços semelhantes. O lápis e borracha só podem ser usados para o rascunho.

Locais da prova

O ensalamento está disponível no site do vestibular e pendências ou dúvidas poderão ser esclarecidas no plantão de véspera da CVU, no Bloco 28, das 8h às 18 horas de sábado (7). O resultado será divulgado em 31 de julho, às 10 horas, pelo mesmo site e os aprovados iniciarão o ano letivo em 2013.

Medicina é o curso mais concorrido

O curso mais concorrido do vestibular da UEM novamente é medicina, com 365,6 candidatos por vaga na modalidade não-cotista e de 161,7 entre os cotistas. Entre os que não utilizam a cota, também aparecem entre os mais concorridos: arquitetura e urbanismo, com 88,6 concorrentes por vaga e engenharia mecânica, com proporção de 64,2.

Entre os cotistas, a concorrência maior está nos cursos de arquitetura e urbanismo (54,3) e odontologia (44). A relação completa com a concorrência dos cursos pode ser acessada no site da CVU.

Neste ano, serão oferecidas 1.488 vagas para mais de 60 cursos de graduação – 20% delas são para cotistas, que estudaram integralmente em instituição pública ou pertencem a famílias de baixa renda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]