PUBLICIDADE
Eleições

Eleitorado maringaense cresceu 5,27% em quatro anos

A cidade ganhou 13.544 eleitores aptos a votar desde a última eleição municipal, em 2008

O número de eleitores aptos a votar em Maringá cresceu 5,27% desde a última eleição municipal, em 2008. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), naquele ano, 243.417 pessoas estavam em situação regular com a Justiça Eleitoral e podiam votar para prefeito e vereador na cidade. Em 2012, são 256.961 eleitores. A maior zona eleitoral é a 137, com 68.501 eleitores, 16 locais de votação e 183 sessões. No total, os eleitores maringaenses estão divididos em seis zonas eleitorais, 83 colégios eleitorais e 710 sessões.

Segundo a Justiça Eleitoral, são 12.928 títulos cancelados e 1.724 suspensos na cidade. A suspensão ocorre por conta de condenação, julgamento criminal em curso ou irregularidade com serviço militar obrigatório. Já o cancelamento se dá por óbito do eleitor ou a falta de justificativa para o não comparecimento nos últimos três turnos.

Novidades para eleições 2014

As cidades de Maringá e Londrina devem contar com eleições biométricas, com identificação do eleitor pela impressão digital, a partir de 2014. No entanto, a aplicação do novo modelo depende, ainda, de aprovação do Tribunal Superior Eleitoral. Se isso ocorrer, o cadastramento dos eleitores deve ocorrer entre março e julho do próximo ano em Maringá.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO