• Carregando...
 | Daniel Zimmermann / Divulgação
| Foto: Daniel Zimmermann / Divulgação

Vitrine

Selecionamos revestimentos, metais sanitários e objetos de decoração para você completar a ambientação do seu lavabo.

Veja aqui.

Cuidados especiais

Do projeto à manutenção, é preciso avaliar itens importantes nos lavabos. Veja algumas dicas:

• Se o espaço for muito pequeno, vale pensar em mudar a abertura da porta para fora, o que melhora a circulação e aumenta a área útil do lavabo. Além disso, espelhos ajudam a ampliar o ambiente.

• Como os revestimentos usados no lavabo fogem do padrão dos banheiros, é preciso caprichar na impermeabilização e vedação das áreas onde há registros de água.

• Quem optar por usar madeira deve lembrar de tratá-la com verniz especial (como o de poliuretano naval) para garantir vida útil longa.

• Caso o ambiente não tenha ventilação na­tural, pode-se provi­denciar a ins­talação de um kit de ventilação forçada com exaus­tores. O dispo­sitivo é ligado e desligado no interrup­tor de luz.

• Para proteger os papéis de parede, mesmo os emborrachados, recomen­da-se ter um rodapia alto para evitar que a água respingue na parede.

• Mesmo as pastilhas ou azulejos, que são específicos para áreas úmidas, podem receber a proteção de uma resina à base de poliéster, para prevenir infiltração pelos rejuntes.

• Para conservar os metais sanitários, evite o uso de esponjas de aço. Faça a limpeza com um pano macio e detergente neutro, depois use uma flanela seca para dar polimento.

• Nos projetos em que há janelas é interes­sante optar por persia­nas ou cortinas que aju­­darão a decorar o espaço e dar mais privacidade. Os modelos rolo são ótimas opções.

  • 3,5 m²: A combinação proposta por Fabianne Domingos prova de que é possível usar cores escuras mesmo num lavabo pequeno. O resultado é um espaço elegante e aconchegante, com toque contemporâneo por conta das louças Vesi e metais Lorenzetti. O detalhe divertido é a escultura de cachorro
  • 2,7 m²: O papel de parede com inspiração nos anos 1970 dá o clima moderno ao projeto do designer Roberto Amaral. A transparência na bancada e cuba deixa tudo mais iluminado
  • 5,4 m²: Peças reaproveita­das – como o espelho e a cadeira – e azulejos antigos, além do piso, que é refugo de pedras de uma marmoraria, compõem o lavabo sustentável de Marcelo Vacção
  • 2 m²: A linha contemporânea é evidenciada no projeto do Studio Boscardin, de Ana Boscardin e Edgard Corsi. O grande destaque é a bancada e a cuba de silestone azul
  • 6 m²: A proposta segue o estilo neoclássico, evidenciado na utilização do espelho com moldura dourada, no tecido com arabescos na cor bege e na torneira dourada rica em detalhes
  • 1,8 m²: Para evidenciar a cor amarela, a arquiteta Taicy Pires propõe o uso da pedra ônix capuccino na bancada e na prateleira, com iluminação especial
  • 3 m²: O contraste de preto e branco evidencia a proposta con­temporânea da arquiteta Claudia Vialle Caramori. O uso do piso laminado de madeira deixa o ambiente ainda mais social
  • 3,6 m²: Os arquitetos Fernanda Bertoli e Carlos Eduardo Stival apostaram na inspiração natural com a composição de pedra na parede, tampo em madeira e vários vasos de plantas iluminados com led

Que os brasileiros são hospitaleiros todo mundo sabe. Parte dessa marca se deve, principalmente, pela forma como recebemos as pessoas em casa. E um dos cômodos que mais reflete essa preocupação é o lavabo, um toalete quase exclusivo para as visitas.

O ambiente é, geralmente, o me­­nor da residência, tendo em média dois a cinco metros quadrados. Mas não é por isso que a decoração do local pode ficar relegada ao improviso. Pelo contrário, os profissionais de decoração afirmam que este é um dos ambientes onde a ousadia tem espaço garantido.

"Lavabo é um pequeno ambiente de passagem para as visitas, então, os toques inusitados impressionam e não cansam o olhar", diz o arquiteto Edgard Corsi, que, junto da sócia Ana Boscardin, assina um espaço em que a simetria está em evidência e o toque a mais fica por conta da cuba e da bancada, feitas em Silestone azul bic.

Os dois defendem que exageros, no entanto, devem ser evitados. "Optamos por manter todo o restante do ambiente branco, inclusive as flores", acrescenta.

Para o designer de interiores Roberto Amaral da Cunha, o mais importante na hora de decorar um lavabo é valorizar o espaço disponível, trabalhando com poucos móveis, de preferência sob medida, e com elementos pontuais de decoração. "O lavabo é um importante espaço social da casa, onde os convidados precisam encontrar conforto, garantido pelos detalhes de decoração", diz o profissional, que é responsável por um projeto com pegada moderna, onde o grande destaque é o papel de parede com estampa no clima dos anos 1970.

Os arquitetos e decoradores consultados pela reportagem elegeram revestimentos, bancada e cuba, torneira, espelho e iluminação como os pontos fortes desse ambiente. E não há limite para a criação. "Como não há vapor d’água co­­mo nos banheiros, os revestimentos de parede e piso podem ir além da cerâmica e das pastilhas, trabalhando com materiais como papel, tecido, pedra e até mesmo madeira", explica a arquiteta Clau­­dia Vialle Caramori.

Nas bancadas, a pedra continua sendo bastante usada, mas a madeira e o vidro aparecem como alternativas, especialmente em projetos com inspiração natural. As pias de louça são as mais co­­muns, mas aparecem em inúmeros tamanhos e formatos, assim como os metais sanitários. "A torneira ou misturador do lavabo precisa ter um apelo decorativo sem perder a praticidade", lembra Cunha.

A sensação de amplitude será garantida se a dupla espelhos e iluminação for bem pensada. Espelhos que ocupam toda a parede onde fica a bancada e a pia são ótimas soluções. É possível ainda incluir espelho em outros pontos do projeto, como nas paredes laterais. A iluminação pode ser mais intimista e cênica, com luz indireta colocada atrás do espelho, por exemplo. Arandelas instaladas em cima da bancada e pontos de luz embutidos no teto, completam bem um projeto.

Para finalizar a decoração, o melhor é não exagerar nos objetos. Como o ambiente é uma extensão da área social, o melhor é incluir jogos de bancada elaborados, vasos de flores ou folhagens – é preciso escolher espécies que se adaptem à sombra – e até mesmo pequenos quadros nas paredes.

Lavabos

Serviço (Curitiba):

• Fernanda Bertoli e Carlos Eduardo Stival, fone (41) 3336-0591 e www.facearquitetura.arq.br. • Ana Boscardin e Edgard Corsi, Studio Boscardin, fone (41) 3342-2236 e www.studioboscardincorsi.com.br. • Fabianne Domingos, fone (41) 3114-0600 e www.fabiannedomingos.com.br. • Andrea L. Barbon, Arq. Reforma, fone (41) 3029 2442 e www.arqreforma.com.br. • Marcelo Vacção, fone (41) 3016-5789. • Roberto Amaral da Cunha, fone (41) 9677-0077 e www.robertoamaral.com.br. • Taicy Pires, fone (41) 9976-7562. • Claudia Vialle Caramori, fone (49) 9981-0101.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]