• Carregando...
Espetáculo conta a história de Luis Antonio que fugiu, em pleno anos 1960, para viver como Gabriela na Espanha | Divulgação
Espetáculo conta a história de Luis Antonio que fugiu, em pleno anos 1960, para viver como Gabriela na Espanha| Foto: Divulgação

Ganhador do Prêmio Shell 2011, considerado o mais importante para o teatro nacional, o espetáculo Luis Antonio-Gabriela será apresentado no domingo (12) e segunda-feira (13), no Teatro Barracão, em Maringá. A apresentação faz parte da 2ª Mostra de Teatro Contemporâneo de Maringá e conta a história da família do diretor da peça, Nelson Baskerville, da Companhia Mungunzá. O espetáculo conta a história de Luis Antonio, homossexual e irmão mais velho de Baskerville que desafiou as regras de uma família conservadora dos anos 1960 e partiu para a Espanha sob o nome de Gabriela.

De acordo com a Companhia Mungunzá, o espetáculo foi construído a partir de documentos e dos depoimentos do diretor, de sua irmã Maria Cristina, de Doracy, sua madrasta, e de Serginho, cabeleireiro e amigo de Luis Antonio. A história se passa até o ano de 2006, quando Luis Antonio morreu em Bilbao, na Espanha, onde viveu como Gabriela.

"Recebi uma ligação de minha segunda mãe, Doracy , pra dizer que Luis Antonio havia morrido na Espanha. Luis Antonio, pra mim, era aquele irmão, oito anos mais velho, que sempre mantive na sombra. Só alguns poucos amigos sabiam da sua existência. Ele era aquele que, me seduziu me abusou sexualmente" declarou o diretor Nelson Baskerville em nota divulgada pelos organizadores do evento.

Apesar de Baskerville atuar na peça apenas como diretor, ele é representado na história pela atriz Veronica Gentilin. De acordo com a Companhia Mungunzá, os atores aprenderam a tocar instrumentos para a execução da trilha sonora original composta por Gustavo Sarzi. Além disso, são eles os responsáveis pela operação das luzes do palco e em cena.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]