• Carregando...

Eleitores que já fizeram o recadastramento na região de Maringá

Maringá - 6982

Paiçandu - 320

Ivatuba - 20

Floresta - 56

Doutor Camargo - 32

Total: 7410

Serviço

O agendamento do recadastramento biométrico é realizado exclusivamente no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No dia e data marcados, os eleitores da região deverão comparecer ao Fórum Eleitoral de Maringá, localizado na Avenida Herval, 968, no Novo Centro, em Maringá, munidos de documento oficial com foto e filiação e comprovante de residência recente.

Após uma semana de trabalhos, cerca de 7,4 mil eleitores de Maringá, Floresta, Ivatuba, Paiçandu e Doutor Camargo já fizeram o cadastramento biométrico, iniciado no último dia 3. Segundo o balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), somente em Maringá aproximadamente 6,9 mil pessoas fizeram alistamento, transferência ou revisão do título de eleitor nesse período.

De acordo com o analista judiciário Julian do Nascimento, o tempo de atendimento já caiu bastante e não há mais o tumulto que ocorreu nos primeiros dias, quando muitos apareceram no fórum eleitoral sem agendar horário.

Ele também explicou que o número de atendimentos agendados já é maior. "No primeiro dia de recadastramento, foram atendidas 541 pessoas de Maringá. Na quinta-feira (11) foram 1.115 e nas próximas semanas esperamos ampliar a média de atendimentos para 1,5 mil pessoas por dia", explicou.

O atendimento segue até 4 de outubro deste ano no Fórum Eleitoral de Maringá. Já o agendamento ocorre exclusivamente pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que todos os eleitores brasileiros sejam cadastrados no sistema até as eleições de 2020. Em Maringá e região, 300 mil devem passar pelo processo até outubro.

Como fazer

Após fazer o agendamento, o eleitor deverá comparecer ao Fórum Eleitoral com um documento oficial com foto e filiação, além de um comprovante de residência recente. O Título de Eleitor não é necessário.O eleitor terá todas as digitais das mãos coletadas, além de uma assinatura digital e de uma foto para compor o banco de dados. De acordo com o TRE, o processo tem o objetivo de garantir a segurança e evitar fraudes durante as eleições.

O TRE esclareceu que mesmo os eleitores que possuem pendências com a Justiça Eleitoral ou pretendem realizar a transferência do título poderão realizar o recadastramento biométrico normalmente.

Para abril, estão previstos 9,3 mil atendimentos aos eleitores da região, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A duração para o recadastramento é, neste primeiro momento, de 20 minutos. Até outubro, a previsão é de que seja agilizado.

Os eleitores de Maringá, Floresta, Ivatuba, Paiçandu e Doutor Camargo que não fizerem o recadastramento terão os títulos cancelados. Neste caso, o eleitor ficará impedido de tirar passaporte ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), de participar de concursos públicos, de assumir cargos após aprovações em concursos, entre outras restrições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]