PUBLICIDADE
Ipardes

Maringá e duas cidades vizinhas estão entre as mais desenvolvidas do Paraná

Além de Maringá, Floraí e Lobato têm posição de destaque no Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM), referente ao período que vai de 2002 a 2008. Da região, Douradina e São Manoel do Paraná são citadas

Maringá, Floraí, Lobato, Douradina e São Manoel do Paraná, na região Noroeste, integram a lista de oito municípios mais desenvolvidos do Paraná. A nova atualização do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), elaborado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), foi divulgado na quinta-feira (21). Os dados são referentes ao período que vai de 2002 a 2008.

Além dos cinco municípios da região Noroeste, Curitiba, Londrina e Palotina estão na lista. O IPDM mede o desempenho das gestões e ações públicas sobre os 399 municípios do estado. Os três fatores avaliados são trabalho e renda, saúde e educação. A leitura dos resultados considerando-se o índice final é feita a partir de valores variando entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o nível de desempenho do município com relação ao referido indicador ou o índice final.

Em 2007, quando o último índice foi divulgado, o Paraná aparecia com sete municípios. Floraí, Palotina e São Manoel do Paraná que apareciam na lista de municípios de médio desempenho (com índice entre 0,6 e 0,8), em 2007, subiram para a outra faixa na avaliação, enquanto Cafelândia e Entre Rios do Oeste caíram no índice.

Ao todo, 320 municípios foram classificados como de médio desempenho, nove a mais que em 2007. Na faixa “médio baixo desempenho” (com índice entre 0,4 e 0,6) são 70 municípios em 2008, contra 81 em 2007. O único município paranaense classificado como de baixo desempenho (com índice de 0 a 0,4), em 2008, foi Doutor Ulysses, que em 2007 apareceu com médio desempenho.

Educação

No mapa da educação, 66 municípios aparecem com desempenho alto. A maioria deles localizada nas regiões Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste do estado. São oito cidades a mais do que o registrado na avaliação de 2007. Neste índice, o município Doutor Ulysses é o único que aparece na lista de baixo desenvolvimento.

Saúde

Em relação ao índice que avalia a saúde, a maioria dos municípios do Paraná foi classificada como de alto rendimento. Ao todo, foram 201 classificados nesta faixa de avaliação – em 2007 foram 180. Assim como no índice de educação, o município Doutor Ulysses foi o único do estado que registrou baixo desenvolvimento na área da saúde.

Trabalho e renda

O setor que apresenta o pior nível de desenvolvimento no estado é o de trabalho e renda. Apenas quatro municípios foram classificados como de alto desenvolvimento: Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais e Quatro Barras, os três últimos na região metropolitana. Neste índice, a maioria das cidades (254) foi classificada como de médio baixo desenvolvimento. Outros 86 foram considerados de baixo desenvolvimento. O número é bem maior que o registrado um ano antes quando 67 cidades apareceram nesta faixa de desenvolvimento.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO