• Carregando...

Além de atendimentos na área de saúde, as universidades e centros universitários oferecem assistência gratuita de direito. Tanto na Universidade Estadual de Maringá (UEM) quanto no Centro Universitário de Maringá (Cesumar) e na Pontifícia Universidade Católica de Maringá (PUCPR), campus Maringá, os atendimentos mais procurados são na área de família.

No Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UEM questões familiares respondem por cerca de 80% da demanda. São casos de separações, cobranças de pensão alimentícia e investigações de paternidade, entre outros, que são resolvidos pelos acadêmicos do 4º e do 5º ano do curso de Direito. "Escolhemos esses alunos porque é a partir dessa etapa que eles têm maturidade e conhecimento acumulado para fazer o atendimento. É importante lembrar que sempre há um professor supervisionando", afirma o diretor do núcleo, Antonio Lorenzoni Neto.

Direito do consumuidor

Outra demanda frequente são os direitos do consumidor. O NPJ orienta o consumidor sobre as medidas judiciais cabíveis e o acompanha no trâmite do processo. Tudo sem custo algum. O atendimento deve ser agendado por telefone e o interessado precisa ter renda baixa, já que a ideia do serviço é auxiliar quem não tem condições de pagar um advogado particular.

Assim também funciona no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Cesumar, que atende em média 30 casos por dia, sempre no período da tarde. O núcleo também tem experiência em casos que podem ser resolvidos nos juízados de pequenas causas.

Advogados da UEM

A UEM tem o serviço de assistência jurídica mais antigo entre as universidades. Ele funciona há 28 anos, com o trabalho de advogados profissionais, ao contrário do que ocorre nas outras instituições. Os estudantes participam da atividade como estagiários.

O Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) da UEM atende a réus encaminhados pelo juiz responsável pelo caso. Geralmente são acusações de crimes como tráfico de drogas e homicídios. Os atendimentos são restrios à comarca de Maringá, que abrange também Dr. Camargo, Iguatema, Ivatuba, Água Boa e Paiçandu.

Em nenhuma das três instituições há atendimentos nas áreas trabalhista e previdenciária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]