• Carregando...

Os médicos do Hospital Evangélico de Curitiba iniciaram ontem uma paralisação de 48 horas em protesto pelo atraso de cinco meses no pagamento dos honorários. Somente pacientes em situação de urgência e emergência estão sendo atendidos. Cerca de 600 consultas e 100 cirurgias que estavam agendadas para os dois dias foram canceladas, informou o hospital.

De acordo com o diretor-clínico do hospital, José Luiz Takaki, o ato é um alerta para mostrar que pode haver uma greve caso a situação não seja resolvida. "Nós recebemos em junho o valor referente de novembro de 2011 até janeiro de 2012. O resto todo está atrasado", disse.

Os médicos não são contratados da instituição. Eles trabalham como prestadores de serviço e recebem conforme produção. "Muitos médicos que dependem desse dinheiro estão largando o hospital. Não somos milionários como todo mundo pensa", completou Takaki.

Os setores de ortopedia, neurocirurgia, cirurgia geral, urologia e queimados estão totalmente paralisados e atendem somente casos emergenciais, segundo o hospital. As especialidades de cardiologia, endocrinologia, oncologia, oftalmologia, dermatologia, pediatria, bucomaxilo e clínica médica funcionaram parcialmente ontem.

Em nota, o hospital declarou que "as instituições filantrópicas, dentre as quais se inclui o Hospital Evangélico, passam por dificuldades em vista dos recursos do SUS serem insuficientes e defasados, fato este que compromete o repasse financeiro regular aos médicos". Na semana passada, funcionários da unidade já haviam feito um protesto contra o atraso nos salários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]