• Carregando...

Junto com Rio de Janeiro e São Paulo, Curitiba assumiu a parcela brasileira no pacto pela não emissão de 45% dos gases poluentes previstos até 2030. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados na segunda-feira colocam a capital do Paraná atrás das duas cidades em emissões de poluentes na atmosfera.

Entretanto, Curitiba teve, em 2010, 20 violações ao padrão de emissão de partículas totais em suspensão (poeira) adotado no país, contra uma de São Paulo e 21 do Rio. A capital paranaense ficou à frente das outras cidades na concentração máxima anual de poeira, que teve pico de 539 mg/m³, contra 457 no Rio e 255 em São Paulo.

Diagnóstico

A secretária do Meio Ambiente Marilza Dias, que representou Curitiba na reunião do C-40, explica que a cidade prepara dois documentos que vão nortear as ações de contenção das emissões. O primeiro é o estudo de vulnerabilidade, que deve ficar pronto até o fim deste ano. "Com ele será possível saber onde ocorrem as emissões de poluentes e o que precisa ser feito", disse. Para 2013, a prefeitura projeta a conclusão do Plano Municipal de Redução e Adaptação, que ainda passará por audiências públicas, depois da conclusão do estudo de vulnerabilidade.

Marilza adiantou que um dos focos para diminuir a emissão de gases poluentes será as ações voltadas ao transporte público e à mobilidade no município. "Precisamos encontrar formas de atrair a população para o transporte coletivo, além da implantação de ônibus com combustíveis que degradem menos o ambiente."

Ainda na área de mobilidade urbana, a secretária apontou a alternativa de novos modais de transporte, como o metrô, e outras formas alternativas de circulação na área urbana, como incentivos e ações que possibilitem o uso da bicicleta no lugar dos automóveis. Na área de poluição industrial, Marilza disse que essa não é a grande causa de emissão de poluentes na atmosfera em Curitiba, mas a prefeitura pretende intensificar ações no reaproveitamento de resíduos sólidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]