• Carregando...

A presidente Dilma Rousseff terá às 13h desta quarta-feira o primeiro encontro com o presidente francês, François Hollande, que tomou posse em maio. O almoço, em um hotel da Barra da Tijuca, será o início da aproximação dos dois governos e, possivelmente, a retomada das negociações de compra de 36 caças da francesa Dassault para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Em sua primeira visita oficial ao Brasil, Hollande pretende agilizar as conversas de venda de aeronaves que foram interrompidas no ano passado, com o processo eleitoral francês. Diplomatas e ministros brasileiros evitam comentar sobre a questão dos caças, mas interlocutores de Hollande deixam claro que o presidente francês está empenhado em retomar a conversa.

O Itamaraty divulgou que o encontro dos dois presidente na Rio+20 vai priorizar a discussão sobre a sustentabilidade, mas a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius, criou uma expectativa para o reinício, ao menos por parte do país europeu, de recomeço das negociações dos caças.

Marco Aurélio Garcia, assessor de Assuntos Internacionais, afirmou que a agenda do encontro de Dilma e Hollande é "vastíssima" e discordou que o tema será a retomada da discussão sobre os caças. Em tom de brincadeira, ele disse que a imprensa aborda o assunto porque quer "guerra". Garcia, no entanto, admitiu que "a vida é sempre um recomeço".

Além de Garcia, também participam do encontro dos dois chefes de Estado a ministra francesa Nicole Bricq (Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia) e os ministros brasileiros Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]