• Carregando...
Ativistas de diversas partes do mundo acompanhados de centenas de índios brasileiros realizaram a ação ao lado da Cúpula dos Povos | AFP PHOTO / Spectral Q/Chico Paulo
Ativistas de diversas partes do mundo acompanhados de centenas de índios brasileiros realizaram a ação ao lado da Cúpula dos Povos| Foto: AFP PHOTO / Spectral Q/Chico Paulo

Cerca de mil pessoas formaram nesta terça-feira um desenho de grandes proporções no Praia do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro, simbolizando um indígena alçando um braço rumo ao sol com uma lenda que dizia "rios para a vida", para manifestar sua rejeição às agressões contra a Amazônia.

A iniciativa foi impulsionada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, que promove a importância da conservação dos rios e reivindica o uso de energias limpas.

Ativistas de diversas partes do mundo acompanhados de centenas de índios brasileiros realizaram a ação ao lado da Cúpula dos Povos, evento alternativo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Os organizadores explicaram que, com este desenho, só compreensível se visto de cima, queriam simbolizar a importância do conhecimento indígena para o desenvolvimento sustentável dos países.

O artista John Quigley e um comitê de índios brasileiros desenharam a imagem, que foi fotografada de um helicóptero.

Além dos índios, outras pessoas participaram da ação, como a jovem Jessica, que foi de São Paulo ao Rio de Janeiro para participar das atividades da Rio+20. Ela disse à Agência Efe que fez parte do desenho para exigir aos governantes que respeitem a Amazônia.

A mesma ONG realizou na sexta-feira passada uma ocupação simbólica da região amazônica onde se constrói a hidrelétrica de Belo Monte para chamar a atenção da Rio+20 sobre o dano que a obra causará ao meio ambiente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]