• Carregando...

Conheça o texto discutido na Rio+20

Os países participantes da conferência ambiental Rio+20 discutem uma proposta de declaração final a respeito do crescimento sustentável, mas há pouca expectativa de acordo.O evento, com representantes de 190 países, deveria resultar em uma série de acordos políticos para melhorar o padrão de vida mundial e proteger o ambiente.Após mais de um ano de negociação, diplomatas chegaram na terça-feira a um texto-base de 49 páginas, que será apresentado na sexta-feira para a aprovação dos líderes participantes.

Veja um resumo dos principais pontos abordados no documento

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, defendeu, em seu discurso na cúpula dos líderes de Estado da ONU na Rio+20, que "não se pode limitar o ritmo de crescimento dos países" e que há vários modelos de economia verde, que devem ser aplicados "de acordo com as características de cada país".

Assim como a presidente Dilma, ele defendeu o conceito de "responsabilidades comuns, porém diferenciadas", estabelecido na Eco-92, que determina que ricos devem contribuir mais para o desenvolvimento sustentável.

A China, porém, é hoje a segunda maior economia do mundo, argumento que é usado por países desenvolvidos para exigir um comprometimento equivalente entre seu grupo e os chamados emergentes. "A economia verde cresce cada vez mais em resposta às crises financeiras, mas há muitos modelos. Os países em desenvolvimento deveriam adotar e implementar estratégias de desenvolvimento sustentável de acordo com suas condições."

Wen Jiabao destacou, contudo, que a China é "um grande país em desenvolvimento ptronto para assumir suas responsabilidades", e anunciou um fundo de US$ 6 milhões para capacitação em termos de proteção ambiental de funcionários em países em desenvolvimento.

O chinês, que seria um dos últimos a falar na tarde desta quarta-feira, teve o discurso adiantado pela presidente Dilma e foi o primeiro a falar depois dos discursos de representantes oficiais da conferência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]