• Carregando...

Em seu discurso, o primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, enfatizou a necessidade de haver, especialmente diante da crise financeira mundial, um equilíbrio entre crescimento econômico e proteção ao meio ambiente.

"A sociedade, economia e natureza estão vinculados, e precisamos de um novo modelo de desenvolvimento que permita o desenvolvimento do bem-estar da sociedade sem grandes pressões sobre o meio ambiente", disse o premiê. Para ele, a melhor resposta à crise é "estabelecer condições que propiciem bons negócios, principalmente para pequenas e médias empresas", além de criar um "modelo sustentável de consumo", que "tanto permita um crescimento estável como enfrente as ameaças contra o meio ambiente".

Segundo o russo, uma plataforma fundamental para desenvolver esse tipo de modelo é o G20. "[A Rússia] é participante ativa e se esforça para participar dos programas para assegurar que uma nova recessão global não ocorra, fornecendo recursos para fundos internacionais", disse.

Medvedev aproveitou o discurso para elencar os avanços da Rússia nas metas do desenvolvimento do milênio. Segundo o premiê, o país já reduziu a pobreza em 2,5 vezes desde 1990 e tem cunmprido o protocolo de Kyoto. "Entendo que as emissões de gases do efeito estufa serão 20% menores que as de 1990."

O russo ainda destacou o trabalho de seu país com mais de 80 organizações ambientais, que "às vezes podem ser parceiros difíceis". "Mas é por isso que os governos devem apoiá-las", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]