• Carregando...

A sociedade civil terá direito a encaminhar 30 recomendações aos chefes de Estado e de governo durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). A informação foi divulgada ontem pelo negociador-chefe do Brasil para a Rio+20, André Correa do Lago.

Segundo Lago, a proposta do governo brasileiro, já aceita pelas Nações Unidas, é que a sociedade civil se reúna durante quatro dias, antes da reunião de cúpula dos líderes mundiais, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho deste ano. No encontro, serão discutidos dez temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e à economia verde.

Na reunião da sociedade civil, da qual deverão participar acadêmicos e vencedores do Prêmio Nobel, serão selecionadas três recomendações sobre cada tema, que serão lidas para os chefes de Estado e de governo presentes na Rio+20. "É a primeira vez que haverá uma comunicação direta [da sociedade civil com os líderes]’’, disse Lago.

Antes mesmo do encontro de integrantes da sociedade civil, no Riocentro, será possível participar dos debates pela internet. Para isso, será criada uma plataforma on-line, que ficará disponível em 40 idiomas, a partir do dia 16 de abril. "A participação da sociedade civil no Rio vai ser grande e bastante inovadora’’, destacou o negociador-chefe.

Ausência

O negociador-chefe da delegação brasileira para a Rio+20, embaixador André Corrêa do Lago, afirmou ontem que a reeleição do presidente americano Barack Obama é mais importante para que o mundo avance em direção ao desenvolvimento sustentável do que a presença dele na Rio+20, a conferência da ONU para discutir o assunto. "É óbvio que a presença do Obama seria muito bem-vinda, mas não há analista que não saiba que a prioridade absoluta dele no momento é cuidar da reeleição", disse Lago em seminário sobre a Rio+20 na capital carioca.

"No fundo talvez a reeleição do Obama seja mais importante do que a presença do Obama. Um governo que reforça o multilateralismo dará seguimento com mais empenho às decisões da Rio+20", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]