• Carregando...

Mais de 400 golfinhos foram encontrados mortos em praias do Oceano Pacífico que ficam ao Norte do Peru, ao longo de todo o mês de janeiro. O número representa quase a metade do total de mortes envolvendo esses animais em todo o ano de 2012, segundo informações oficiais.

As carcaças apareceram em uma ampla extensão de praias situadas nos departamentos (estados) de Piura e Lambayeque, disse à Associated Press (AP) Jaime de la Cruz, do Instituto do Mar do Peru (IMARPE). A região fica a cerca de 800 quilômetros de Lima, a capital do país.

Apenas na última semana do mês foram encontradas as carcaças de 220 golfinhos na região. O restante foi achado nas três semanas anteriores. Os resultados das autópsias, que poderão identificar a causa das mortes, deve sair em aproximadamente três semanas. Exames vão avaliar pulmões, rins e fígados dos animais.

As avaliações feitas em alguns dos mais de 870 golfinhos encontrados em 2012 foram inconclusivas. Especulação apontaram duas possibilidades: existência de biotoxinas - usadas em testes sísmicos - no mar, ou alguma doença desconhecida.

Yuri Hooker, diretor da Unidade de Biologia Marinha da Universidade Cayetano Heredia disse à AP que, em outras partes do mundo, mortes semelhantes de golfinhos foram associadas à contaminação do meio ambiente - especialmente após a ingestão de peixes com toxina.

A Organização Científica para a Conservação de Animais Aquáticos (ORCA) iniciou as pesquisas e enviará amostras dos mamíferos a entidades especializadas do exterior para que elas possam ajudar a determinar as causas das mortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]