• Carregando...
Lixo jogado no mar chega à costa brasileira: degradação | Antonio Scorza/AFP
Lixo jogado no mar chega à costa brasileira: degradação| Foto: Antonio Scorza/AFP

Um indicador que avalia a saúde dos oceanos e os benefícios que são capazes de proporcionar mostra que a situação média para o planeta é crítica. Há uma capacidade muito baixa de fornecer alimentos e de aproveitar os produtos naturais e as possibilidades de turismo dos mares, o que deixa a nota global em 65 dentro de 100 possíveis.

A avaliação, divulgada na semana passada, é uma atualização melhorada do Índice de Saúde do Oceano, lançado em 2012. O trabalho colaborativo de cientistas de várias universidades e ONGs liderados por Ben Halpern, do Centro Nacional para Aná­li­se e Síntese Ecológica, dos EUA, avalia a pontuação obtida por 221 zonas econômicas exclusi­vas em 10 itens. O Brasil ti­rou nota 66, ficando na 83ª posição.

Além dos três tópicos citados acima, são avaliadas as condições de oportunidades de pesca artesanal, biodiversidade, economia e subsistência costeira, águas limpas, armazenamento de carbono, proteção costeira e identidade local.

"A situação continua péssima em todo o mundo. Esta­mos usando mal os oceanos. Abusamos dos recursos, faze­mos ocupação desordenada da costa, poluímos, fazemos um turismo predatório e por causa disso tudo estamos colocando esse grande bioma em risco", afirma André Guimarães, diretor executivo da Conservação Internacional no Brasil, que colabora com o levantamento.

Ele lembra, no entanto, que só um ano se passou desde que o estudo começou a ser feito, o que não é tempo suficiente para ver mudanças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]