• Carregando...
 |
| Foto:

Previsões

Saúde do planeta será conhecida na semana que vem

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que apresenta o conjunto das projeções de alteração do clima global, deve ser revelado na semana que vem. Um rascunho do documento, com a maior parte dos dados a serem apresentados, já circula no meio acadêmico e na imprensa há algum tempo. Portanto, o anúncio feito pelo IPCC não deve trazer grandes novidades – somente alguns detalhes podem ter sido guardados para a divulgação oficial. Problemas com a credibilidade de alguns dados do relatório anterior forçaram os cientistas a serem mais rigorosos e também menos alarmistas. O que já se sabe é que o relatório vai apontar, com 95% de certeza, que as atividades humanas têm papel efetivo nas mudanças climáticas, que a temperatura média do planeta está aumentando em ritmo mais acelerado (se comparado com o período anterior à Revolução Industrial), que os fenômenos climáticos serão cada vez mais intensos e que o degelo nos polos traz consequências a curto prazo.

Estudo

Dados da conferência brasileira compõem relatório do primeiro eixo

Propositalmente, o relatório produzido a partir do conjunto de pesquisas sobre o clima identifica lacunas. São áreas em que os cientistas reconhecem ainda não ter informações suficientes. "A gente espera que com essa sinalização de lacunas, o país passe a investir mais nessas áreas", explica Andrea Santos, secretária-executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC).

O documento final da conferência brasileira é construído com base em três eixos: um aborda o modelo de previsões climáticas, o segundo destaca os impactos possíveis e indica áreas mais vulneráveis e o terceiro reúne o conjunto de estratégias de mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Apenas o relatório do primeiro eixo já foi divulgado. Andrea acredita que a área ainda mais carente de pesquisa é a que analisa os impactos, adaptações e vulnerabilidades em decorrência de alterações do clima.

Interatividade

Que medidas podem ser aplicadas para conter o aumento da temperatura no Brasil nos próximos 87 anos?

Deixe seu comentário abaixo ou escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

Leia as regras para a participação nas interatividades da Gazeta do Povo.

As mensagens selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Um retrato das mudanças climáticas que vão afetar o Brasil nos próximos 87 anos revela que as temperaturas vão subir, em todas as regiões, trazendo consequências como alterações no regime de chuvas; aumento ou diminuição no volume dos rios; impactos na agricultura, pesca e setor hidrelétrico; e até migrações forçadas. O diagnóstico foi apresentado na 1.ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais, na semana passada, em São Paulo, com informações de 345 cientistas. O evento concentrou as mais importantes pesquisas sobre mudanças climáticas já realizadas no país.

INFOGRÁFICO: Veja as previsões de chuva e temperatura até 2100

A avaliação dos dados permitiu traçar o panorama nacional com projeções até o ano 2100, apontando como as mudanças climáticas devem atingir de forma diferente cada bioma brasileiro. Enquanto em algumas regiões as chuvas serão mais intensas, em outras, o volume das precipitações poderá cair pela metade. A variação térmica deverá ser menor no Sul do Brasil, mas a perspectiva é que a temperatura média nacional subirá ao menos 2,5°C até o final do século, podendo chegar a 6ºC na Amazônia durante o inverno.

Para Andrea Santos, secretária-executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, as alterações no clima promoveram "mudanças que já se fazem sentir". As pessoas já estariam se conscientizando de que existem fenômenos que causam impactos para a população urbana. "Principalmente nas cidades, há eventos extremos, como fortes chuvas, inundações, problemas na mobilidade", avalia.

Modelo nacional

Um dos formuladores da Política Nacional de Mudanças Climáticas, o engenheiro florestal Tasso Azevedo enfatiza que é preciso entender o sistema climático global para depois compreender o impacto local. "Até então, apenas os países desenvolvidos faziam modelagem climática em escala global. O Brasil entrou para o clube de países que conseguem gerar dados", comenta. Ele se refere ao Besm (Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre, na sigla em inglês), que estabeleceu os parâmetros nacionais para análise dos dados estatísticos do Brasil.

"Ao invés de falar como se o Brasil fosse uma coisa só, podemos fazer previsões para os biomas, para as bacias hidrográficas", exemplifica Azevedo. O Besm é um modelo global, sobre o qual rodam as previsões climáticas locais. O engenheiro florestal salienta que os dados brasileiros, em pesquisas internacionais, eram apresentados apenas na forma de médias, sem desconsiderar as variações internas. "Será possível associar a pesquisa nacional aos interesses brasileiros. Preparar-se para as adaptações e ficará mais claro qual o tamanho do desafio", comenta.

Brasil não pode se acomodar, diz especialista

A esperança de ambientalistas que discutem os impactos das alterações do clima é que o relatório apresentado pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas seja um instrumento definidor de políticas públicas. "Esse documento permite apontar caminhos", resume Carlos Rittl, coordenador do Programa de Mudanças Climáticas e Energia da WWF Brasil. Ele avalia que falta vontade política para que algumas ações significativas para a população sejam colocadas em prática. É o momento de determinar o que precisa ser feito "para evitar desastres e prejuízos que afetam a vida das pessoas e trazem problemas econômicos".

Rittl defende que o debate sobre mudanças climáticas não deve ser só sobre o aspecto ambiental, já que impõem uma série de desafios para o desenvolvimento do país. "Devemos discutir os ganhos de competitividade que teríamos se a indústria brasileira fosse ainda mais limpa", diz. Para ele, o Brasil se sustenta em um discurso muito confortável de que já fez muito pelo planeta. Apesar de reconhecer que a redução no ritmo de desmatamento contribuiu para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, o ambientalista analisa que muito há para ser feito. "Talvez do ponto de vista imediato, a nossa contribuição hoje seja mesmo maior do que outros países, mas isso não deveria fazer a gente se acomodar", finaliza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]