• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O Bosque do Papa recebe nesse domingo (5) as comemorações do Jubileu de 35 anos da visita de São João Paulo II Curitiba. O evento organizado pela Braspol (Representação Central da Comunidade Brasileira-Polonesa no Brasil) foi pensado para celebrar a passagem do Papa João Paulo II pela capital paranaense em julho de 1980.

SLIDESHOW: Confira imagens do Bosque do Papa

Programação

A celebração inclui apresentações dos grupos folclóricos poloneses Wawel, da Colônia Muricy, e Szarotka, de Balsa Nova, além de um breve concerto com a Banda Lyra, da Fundação Cultural de Curitiba. Durante todo o dia, quiosques servem pratos tradicionais da culinária polonesa, como o pierogi e o krémowka (conhecido como “doce do Papa”, uma sobremesa feita à base de creme de nata e massa folhada).

Às 16 horas ocorre a Santa Missa a ser oficiada pelo Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, Padre Dr. Zdzislaw Malczewski.

Quem passar pelo local, poderá conferir duas exposições – uma delas, cedida pelo Consulado Geral da República da Polônia, traz a biografia de João Paulo II; a outra é composta por peças do acervo particular de Danuta Lisicki de Abreu, coordenadora do Memorial da Imigração Polonesa.

A exposição de Danuta reúne relíquias e ícones de diversos lugares, como Polônia, Vaticano e Castel Gandolfo (comunidade italiana conhecida por ser o local de residência de verão do Papa). Entre as peças há medalhões, brasões, terços, crucifixos, moedas, pratos e sinos, entre outros ícones religiosos. As peças mais antigas datam de 1700. Os medalhões cunhados em prata trazem a imagem de Nossa Senhora de Czestochowa (também conhecida como Nossa Senhora do Monte Claro), consagrada padroeira da Polônia.

A celebração não deve atrair apenas descendentes de poloneses. Sonia Regina Santos Kamahwy que o diga. Descendente de italianos, ela morou fora do Brasil durante os últimos 30 anos. De volta à cidade natal, soube do evento e decidiu conferir a homenagem. “Pude conhecer o Papa João Paulo II quando ele esteve no Rio de Janeiro. Um ser humano fantástico, simpático. É desses anjos que vez ou outra passam pela Terra”, disse ela, que planejava ainda almoçar o tradicional pierogi servido por ali.

Capela

Outro atrativo do Bosque é a Capela abrigada em uma das residências centenárias construídas no início da colonização de imigrantes poloneses em Curitiba, por volta de 1880. Essa casa foi doada pela família Pianovski para os preparativos para a visita de João Paulo. Na época, a casa foi montada no Estádio Couto Pereira, onde o Papa realizou uma missa para mais de 60 mil pessoas. O Sumo Pontífice entrou no interior da peça, onde foi recebido pelo casal Pianovski com pão e sal, conforme manda a tradição polonesa.

A casa foi originalmente construída em 1883, feita inteiramente de toras de araucária encaixadas. Em uma das vigas estão inscritos o ano, 1883, e uma espécie de barca - segundo Danuta, o símbolo do grupo étnico que ergueu a construção. A capela também abriga a imagem de Nossa Senhora de Czestochowa trazida por João Paulo II na ocasião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]