• Carregando...
Apesar da queda de temperatura típica do mês, frio intenso deve ficar para maio, segundo o Climatempo | Marcelo Elias/Gazeta do Povo/Arquivo
Apesar da queda de temperatura típica do mês, frio intenso deve ficar para maio, segundo o Climatempo| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo/Arquivo

Com a chegada do mês de abril, as temperaturas baixam um pouco e, junto delas, cai também a incidência de chuvas - tempo típico do outono. De acordo com o instituto Climatempo, a média de precipitação em Curitiba para março é de 139 milímetros, enquanto em abril esse valor cai para 95mm. E a previsão é que em 2017 as chuvas do mês sigam as mesmas proporções.

Prepare-se: 1ª semana de abril começa com tempo nublado e chuvas pela frente

Leia a matéria completa

Ainda assim, a precipitação é esperada na capital ainda nesta semana. Na próxima quarta-feira (5), por exemplo, uma frente fria se instala no Paraná, aumentando a probabilidade de chuvas e tempestades em todo o estado, pelo menos até o domingo seguinte (9). No restante de abril, a chuva é bastante irregular, conforme o Climatempo. Isso significa que será espalhada e não acontecerá em grandes volumes.

Já os termômetros costumam registrar uma queda de cerca de 3ºC na máxima e na mínima em Curitiba. Em março, por exemplo, dados do Climatempo indicam que a temperatura variou, em média, de 15ºC a 26ºC na capital.Já para o mês de abril a variação esperada fica entre 13ºC e 23ºC. A estimativa do instituto leva em conta uma base de dados de 30 anos.

Conforme o Climatempo, o frio mais intenso, porém, ficará para maio, quando as massas polares fortes irão começar a aparecer.

Paraná

No Centro-Sul e no Oeste do Paraná, conforme explica o Climatempo, a média de chuvas para abril deve ser ainda menor do que em anos anteriores. Nas demais regiões do estado o tempo permanece similar ao da capital durante o mês de abril.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]