• Carregando...

Em comemoração pelo aniversário de 90 anos do Jornal O GLOBO, foi celebrada na manhã desta quarta-feira uma missa na Capela Nossa Senhora da Vitória, da Igreja São Francisco de Paula, no Largo de São Francisco, no Centro. A cerimônia, que marcou a data de fundação do jornal, em 1925, por Irineu Marinho, teve a presença da família, de diretores, funcionários e ex-funcionários do GLOBO. Durante a homilia, o padre José Roberto Devellar recordou o passado, citando histórias protagonizadas pelo jornalista Roberto Marinho - que, com a morte do pai, ainda em 1925, herdou o jornal aos 20 anos - e ressaltou que o jornal O GLOBO teve e tem importante papel na história da cidade e do país. Compareceram à cerimônia Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo; João Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo; o diretor-geral da Infoglobo, Frederic Kachar, a diretora-executiva da Unidade O GLOBO, Sandra Sanches; o diretor de Redação, Ascânio Seleme, entre outros.

Os músicos Mauro Senise e Adriano Souza participaram da celebração religiosa tocando canções de Tom Jobim, além de peças de Villa-Lobos, Mozart e Bach.

Ao final da missa, João Roberto Marinho falou da emoção da família com a data. E do significação da comemoração.

“Comemorações de datas assim são sempre emotivas, mas a maior emoção que nós tivemos foi, ao abrir o jornal de hoje, ver aquela primeira página: feita como se fez o primeiro número, com a aparência do primeiro número, e ver no caderno especial os valores (do GLOBO), que a gente já conhecida, claro, mas escritos novamente os valores que regeram a fundação do jornal por meu avô, e eles tão coerentes com nossa trajetória. Percebemos que a gente, ao longo destes 90 anos, vem fazendo exatamente o que ele se propôs a fazer na fundação. Foi muito emocionante”, disse.

Sandra Sanches lembrou que a agenda de comemoração dos 90 anos será intensa e diversificada, com apresentações de música, uma exposição de fotojornalismo, debates sobre a evolução do GLOBO e do próprio jornalismo e lançamento de e-books.

‘A próxima etapa da comemoração é o Aquarius, que vai acontecer na Cinelândia, dia 22 de agosto. Será lindíssimo. Hoje temos uma edição especial no jornal, com toda a história do GLOBO, destes 90 anos. E o Aquarius, com música, e com um roteiro que está muito bacana, vai relembrar também esta história desde 1925, com o projeto de criação e lançamento do GLOBO e depois o processo de evolução do jornal. Isso vai ser contado num grande concerto, na Cinelândia, em frente ao Teatro Municipal”, comentou.

Na avaliação do diretor-geral da Infoglobo, Frederic Kachar, o jornal chegou aos 90 anos porque evolui, mas sempre manteve sua essência.

“A gente não pode perder nossa essência, que é produzir um jornalismo imparcial, com muito investimento em reportagem, com apuro estético. É muito importante que a gente entregue nossos conteúdos num formato muito amigável, que a gente encante nossos leitores. E para os próximos dez, vinte anos a preocupação é manter esta essência e entender como que o comportamento dos nossos leitores muda, como eles querem consumir nosso conteúdos e onde. Além de se preparar para que a gente preencha esta demanda, o que eles esperam de nós”, falou.

A preocupação em entregar ao leitor um jornalismo de qualidade, que sempre esteve presente nestas nove décadas, resultou numa marca confiável, que se destaca no mercado, analisa o diretor de Redação do GLOBO Ascânio Seleme.

“O que distingue nosso jornalismo do que a gente vê por aí é a credibilidade e a qualidade do que a gente faz. O que a gente quer é sempre produzir conteúdo de qualidade com credibilidade que é isso que nos garante um futuro. Notícia de qualidade em primeiro lugar, sempre”, afirmou Ascânio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]