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Há seis anos o Ler e Pensar contribui com a formação dos alunos da Escola Municipal Bortolo Lovato, de Almirante Tamandaré, na Grande Curitiba. O envolvimento costuma ser tamanho que no Concurso Cultural Ler e Pensar 2014 o colégio conquistou o reconhecimento Hors Concours na categoria Mobilização, que valoriza os vencedores em alguma das categorias mais de três vezes.

Em 2014, porém, a parceria com o projeto provocou transformações ainda mais significativas, motivando mudanças na vida dos apoiados pela Comunidade Fonte de Misericórdia, ONG próxima da escola que atende pessoas em tratamento contra drogas.

Após serem usadas em sala de aula, as edições da Gazeta do Povo são compartilhadas pelos alunos (foto) com a ONG, cujos atendidos começaram ver seus dias transformados pela informação. Após a leitura das notícias, eles registram em um caderno cedido pela escola as impressões sobre cada matéria lida.

Segundo a diretora da escola, Vera Von Kriguer, um dos relatos mais impactantes foi o de um acolhido que disse perceber que o jornal o aproximou do mundo e o fez retomar o hábito da leitura. “O que motivou a ação foi a vontade de expandir o projeto para fora da escola. Mais de trinta alunos do 5º ano fizeram visitas ao local para ver de perto o processo”, conta Vera.

Transformação

Além das atividades com o jornal em sala, capazes de incentivar a leitura e possibilitar aos professores trabalhar a interdisciplinaridade conforme as diretrizes curriculares, envolver as famílias dos alunos é outra preocupação constante da escola. Em parceria com a Associação de Pais e Mestres e funcionários, bolsas e diários foram confeccionados para que os alunos possam levar o periódico para casa e voltar com um caderno preenchido pelas anotações dos pais sobre as reportagens lidas e discutidas em família. “Muitos não tinham o hábito de ler jornal e, graças às atividades, a realidade hoje faz parte do cotidiano deles, que também passaram a frequentar mais a escola e a participar da vida escolar dos filhos”, diz Vera.

A diretora explica que outras mudanças expressivas foram conquistadas: em 2014, o Ideb da Bortolo Lovato passou de 4.7 para 5.7. “O projeto modificou a rotina escolar, fazendo com que a leitura, o conhecimento e a informação fizessem parte do nosso dia a dia. Para os alunos, os benefícios foram o aumento do acesso à tecnologia e ao hábito da leitura.”

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