• Carregando...
Seu Sebastião: nascimento em 15 de março de 1902. | Niomar Pereira/Gazeta do Povo
Seu Sebastião: nascimento em 15 de março de 1902.| Foto: Niomar Pereira/Gazeta do Povo

O paranaense Sebastião Batista dos Santos, morador de Coronel Vivida, na região Sudoeste do Paraná, pode ser o homem mais velho do mundo. Ele completou 114 anos no última terça-feira (15) e, portanto, seria mais idoso que o judeu Israel Kristal, que em 11 de março recebeu do Guinnes World Records (o Livro dos Recordes) o título de homem vivo mais antigo do mundo. Nascido em 15 de setembro de 1903 na aldeia de Malenie, que pertence atualmente à Polônia, Kristal tem 112 anos e 6 meses de vida.

O documento de identificação que comprovaria a idade de seu Sebastião foi expedido em 14 de fevereiro de 1990 na Comarca de Coronel Vivida e marca como data de nascimento 15 de março de 1902. Segundo a família, o RG foi feito a partir da certidão de nascimento, que se deteriorou com o tempo. O idoso é natural de Mangueirinha e recorda que foi registrado no cartório de registro civil do município de Palmas. Ocorre que em 1963 houve um incêndio no cartório e os livros anteriores à 1929 se perderam.

A reportagem entrou em contato com representantes do Guinness no Brasil e eles informaram que desconhecem a existência de seu Sebastião. Eles afirmam que para iniciar um processo formal de investigação é necessário que a família entre contato por meio do site do instituto (www.guinnessworldrecords.com) e apresente uma série de provas. Segundo a relações públicas do Guinness Word Records, Sofia Rocher, a lista de documentos exigidos é enviada exclusivamente ao requerente. “Não compartilhamos a lista exata de documentos externamente, mas inclui certidão de nascimento e fotos.”

Investigação

Há um caso de supercentenário em investigação no país. Trata-se de um senhor que teria 131 anos, conforme informação divulgada pela BBC Brasil em janeiro. José Coelho de Souza, morador do município de Sena Madureira, no limite com o Amazonas, tem certidão de nascimento e carteira de trabalho que marcam como sua data de nascimento o dia 10 de março de 1884.

Em maio de 2011, a mineira Maria Gomes Valentim foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo. Nascida em 9 de julho de 1896 na cidade de Carangola (MG), ela completou 115 anos na época do reconhecimento. Maria faleceu em junho do mesmo ano.

Muita disposição

Seu Sebastiãozinho, como é conhecido, teve 9 filhos, 25 netos e 12 bisnetos. Apesar da idade, ainda tem muita disposição para o trabalho, acorda cedo, toma chimarrão e vai pra a horta, onde cultiva feijão, milho, mandioca e verduras. Ele afirma que gosta mesmo é de trabalhar e se pudesse derrubaria um alqueire de mato para fazer roça. “Pra mostra pra essa piazada aí, que graças a Deus ainda tenho coragem pra trabalhar.”

Sempre de bom humor, fala baixinho. O raciocínio é lento, mas ele ainda compreende bem o que lhe perguntam. Toca gaita e violão e a música preferida é vaneira. Gosta de uma cervejinha e diz que o segredo para a longevidade é viver com bom humor e ter fé em Deus.

Cleonice Henrique de Ramos, a agente de saúde que atende seu Sebastião, é testemunha da boa saúde do idoso. “Ganha de qualquer novinho por aí, ele carpe, tem sua hortinha, planta salada. E é bom de memória, posso garantir que tem uma saúde de ferro, não toma nenhum tipo de remédio controlado.”

Se pudesse voltar no tempo, seu Sebastião diz que gostaria de “comprar um avião” para poder viajar mais rápido por todo o mundo. Empresários de Pato Branco e Francisco Beltrão já se ofereceram para levá-lo dar uma volta de avião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]