• Carregando...

Guilherme Grotti Espinosa fez um registro capaz de fazer os aracnofóbicos transferirem seu medo a outro animal. Na Praia de Encantadas, na Ilha do Mel, no Litoral paranaense, Espinosa flagrou o ataque de uma vespa a nada menos do que uma aranha-caranguejeira.

Nas imagens, é possível ver o inseto arrastando o aracnídeo, que tem o tamanho aproximado da palma da mão de um adulto, por alguns metros. Segundo Espinosa, é comum observar vespas como essa, que na região são conhecidas como “Maria-caçadeira”, matando aranhas menores, que conseguem carregar durante o voo. Ver uma caranguejeira como presa, porém, é raríssimo.

É possível ver ainda que o inseto nota a presença do cinegrafista amador e quase parte para um segundo ataque. Mas o morador da ilha conta que, após o fim da filmagem, a vespa o deixou em paz e voltou para o “lanchinho” que já havia caçado.

Vespa parasita

Há vespas - integrantes da família Pompilidae - parasitas e predadoras de aranhas, que usam seu veneno para atacar tarântulas e botar ovos sobre elas. Posteriormente, o aracnídeo servirá, ao mesmo tempo, de lar e alimento para a larva da vespa, já que o filhote consumirá a aranha de dentro para fora até se desenvolver de forma completa.

As antenas enroladas do inseto no vídeo são uma característica dessas parasitas. A Gazeta do Povo, porém, não consegue afirmar com precisão qual é a espécie da vespa.

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]