• Carregando...
Imagem ilustrativa | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/
Imagem ilustrativa| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/

Um lote de morango produzido em um sítio no município de Pinhalão, no Norte do Paraná, foi apreendido e descartado pela Vigilância Sanitária estadual. De acordo com o governo do Paraná, as amostras analisadas pelo Laboratório Central (Lacen-PR) continham clorotalonil, um agrotóxico não autorizado na produção da fruta.

Segundo informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do Paraná, amostras foram encontrados em um box na Ceasa de Londrina, também no Norte do estado, vieram do Sítio Tatão. Quem tiver o produto em casa, deve suspender o consumo.

“Esse agrotóxico é proibido no processo de produção do morango e pode oferecer riscos à saúde da população”, explica o sanitarista, Alfredo Benatto, em entrevista à AEN.

O lote em que foi constatado a irregularidade tem é de 5 de dezembro, última segunda-feira (5), e validade datada de 10 de dezembro, próximo sábado.

A Vigilância Sanitária intensificou a fiscalização, mas alerta que o produto ainda pode estar à venda. Denúncias à Vigilância Sanitária estadual podem ser feitas pela Ouvidoria Geral da Saúde no telefone 0800 644 4414.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) determina que todos os produtos de origem vegetal tenham identificação. É obrigatório que os produtos hortifrúti tenham rótulo se forem produzidos, embalados, distribuídos ou comercializados no Paraná.

Outro lado

O proprietário do Sítio Tatão, Osni Baum, informou que leva para a Ceasa morangos produzidos por ele e também por outros produtores da região e que a irregularidade encontrada não ocorreu nas frutas sob sua responsabilidade.

Segundo Baum, o agrotóxico clorotalonil não é utilizado no Sítio Tatão e ele tem laudos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) que comprovam isso. Ele disse ainda que não foi notificado oficialmente sobre a apreensão do lote de morango feito pela Vigilância Sanitária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]