• Carregando...
José Luiz Jaborandy Junior fala durante audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), do Senado, em 2013 | Geraldo Magela/Agência Senado
José Luiz Jaborandy Junior fala durante audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), do Senado, em 2013| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Morreu neste domingo, aos 57 anos, o general do Exército José Luiz Jaborandy Júnior, comandante militar da missão da ONU no Haiti. O brasileiro assumiu a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) em 15 de março de 2014 em substituição ao general Edson Leal Pujol.

Sonho haitiano: início e fim

Desde 2010, quando um terremoto devastou o Haiti, milhares de haitianos escolheram o Brasil para iniciar vida nova. Pela primeira vez, essa migração perde força. Confira histórias e personagens desta saga no especial da Gazeta.

A informação da morte foi confirmada ao G1 pelo filho do militar. Jaborandy teria sofrido um infarto fulminante durante uma viagem do Haiti a Manaus, onde iria conhecer sua neta, nascida há poucos meses.

Sua última missão, antes de atuar no Haiti, foi comandar a 8ª Região Militar, em Belém, ligada ao Comando Militar do Norte. Jaborandy ingressou no Exército Brasileiro em 1976 e se formou pela Escola de Comando e Estado-Maior do Brasil e pelo Instituto de Estudos Superiores Militares de Portugal.

Jaborandy também já serviu como assessor parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército. Além de ter sido observador militar do Grupo de Observação das Nações Unidas na América Central (Onuca), em 1991, e da Missão de Observação das Nações Unidas em El Salvador (Onusal), em 1992.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]